Ministra da Saúde desmente fake news sobre vacinas contra covid-19

O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.

 

Nísia Trindade afirma que imunizantes da Astrazeneca e Janssen são seguros e eficazes e reforça importância da vacinação em todas as faixas etárias

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esclareceu em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20) que notícias falsas sobre a proibição das vacinas Astrazeneca e Janssen contra a covid-19 são fake news. Segundo ela, não há nenhuma recomendação para não uso dessas vacinas e são imunizantes eficazes. O Ministério da Saúde apenas recomenda que elas sejam aplicadas em pessoas com idade a partir de 40 anos.

A declaração foi dada durante a apresentação do relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que aponta redução na vacinação de crianças entre 2019 e 2021. A ministra lembrou que todas as vacinas contra a covid-19 usadas no Brasil foram fundamentais para reduzir a hospitalização e o número de mortes pela doença. Ela ressaltou a importância da vacinação em todas as faixas etárias, seguindo o calendário definido pelo Ministério da Saúde, assim como a vacinação infantil.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também desmentiu informações falsas que circulam em redes sociais sobre uma nota técnica publicada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2022. De acordo com a Fiocruz, não há contraindicação ou proibição para o uso da vacina produzida por eles para a faixa etária de 18 a 40 anos. O Ministério poderá voltar a recomendar a vacina para essa faixa etária no futuro, se assim considerar necessário.