
Médicos do hospital Vall d’Hebron, em Barcelona, realizaram um transplante de pulmão pioneiro com a participação de um robô de quatro braços apelidado de “Da Vinci” e uma nova técnica menos invasiva.
O procedimento não exige mais a separação das costelas e a abertura do tórax do paciente. Em vez disso, os cirurgiões fizeram uma incisão de oito centímetros na parte inferior do esterno, logo acima do diafragma.
Segundo os especialistas, essa técnica é menos dolorosa e mais segura que o método tradicional, que exige uma incisão de 30 centímetros e um pós-operatório delicado. O transplante de pulmão foi realizado em um homem de 65 anos que sofria de fibrose pulmonar e se beneficiou da nova técnica.
A Espanha é líder global em transplantes de órgãos, com uma média de sete doadores e 15 transplantes por dia em 2022, de acordo com o Ministério da Saúde espanhol.
Veja mais sobre o procedimento no vídeo:
Fita històrica: #VallHebron ha realitzat el primer trasplantament pulmonar completament robòtic del món amb una nova via d’accés a la part inferior de l’estèrnum per on treure els pulmons i introduir-hi els nous, amb una incisió de només vuit centímetres.https://t.co/pTAsV96Arc pic.twitter.com/OY8PNEU43n
— Vall d'Hebron (@vallhebron) April 17, 2023
Com informações da CNN