ChatGPT, Meta, Microsoft, Google, Snapchat: a guerra das plataformas pela inteligência artificial

Zac Wolff/Unsplash

 

Potencial de monetização, aliado a rápida viralização, fez com que as big techs corressem para desenvolver ferramentas com o uso da tecnologia

 

 

A tecnologia de inteligência artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço no dia a dia de quem faz uso de tecnologia, ou trabalha com ela. E a tendência é que a presença dessa tecnologia aumente, já que gigantes como as plataformas Google, Meta, Microsoft e Snapchat estão investindo grandes recursos no desenvolvimento de funções e ferramentas que incorporam a IA.

Especialistas dizem que a corrida tecnológica em torno desse tipo de recurso ocorre por uma série de fatores como a viralização, a fácil monetização de ferramentas com a inteligência artificial e a capacidade de respostas personalizadas.

O sucesso recente do ChatGPT, uma ferramenta que usa IA para escrever os mais diferentes tipos de texto, é uma amostra disso. E, apesar de ter apresentado algumas falhas, indica que deve se popularizar, já que, em geral, interage com os usuários de uma maneira natural, dando a impressão de uma conversa com outro ser humano.