
A cura vem da natureza; produção de medicamentos em 2022 chegou a 16.919 até novembro
Agência Brasília
O Distrito Federal é pioneiro no uso de fitoterápicos manipulados pela própria rede pública de saúde. Na capital federal, as duas farmácias vivas – importante programa na área de plantas medicinais, que visa resgatar o uso e o potencial das plantas medicinais –, uma localizada no Riacho Fundo e outra em Planaltina, fornecem 11 medicamentos diferentes para 25 unidades básicas de saúde (UBSs). São dois chás, quatro tinturas, um xarope e quatro géis – uma produção que atingiu a marca de 16.919 exemplares de janeiro a novembro deste ano.
A fitoterapia é usada no sistema público de saúde do DF desde 1989. Durante dez anos, apenas chás medicinais eram produzidos pelas farmácias vivas. O cenário mudou em 1999 com o xarope de guaco. O broncodilatador e expectorante, indicado para tosse e afecções respiratória, é o campeão de prescrição entre os fitoterápicos. Só neste ano, foram manipulados 11.192 frascos do medicamento.

As farmácias vivas do DF comandam a produção dos fitoterápicos do início ao fim do processo. Nas duas unidades, as plantas medicinais são cultivadas, colhidas, preparadas, embaladas e distribuídas. Existem 14 espécies diferentes plantadas nos centros. Dessas, oito são usadas na produção dos fitoterápicos utilizados pela rede da Secretaria de Saúde (SES).


A médica ressalta que os fitoterápicos costumam sobrecarregar menos o organismo. “Medicamentos à base de plantas medicinais tendem a ser menos agressivos ao corpo”, afirma. “Mas é claro que o paciente precisa estar confortável em fazer uso da fitoterapia. É o que chamamos de manejo conjunto: médico e paciente tomam as decisões juntos”.
Confira as unidades de saúde distribuidoras de fitoterápicos
→UBS 1 da Candangolândia
→UBS 1 da Estrutural
→UBS 1 do Guará I
→UBS 3 do Guará II
→UBS 1 do Núcleo Bandeirante
→Farmácia do Instituto de Saúde Mental do Riacho Fundo
→UBS 1 do Riacho Fundo
→UBS 1 do Riacho Fundo II
→UBS 3 do Riacho Fundo II
→UBS 1 do Lago Norte
→UBS 1 do Cruzeiro
→UBS 2 do Cruzeiro
→UBS 2 do Gama
→UBS 5 do Gama
→UBS 2 do Recanto das Emas
→UBS 4 do Recanto das Emas
→UBS 2 de Samambaia
→UBS 3 de Samambaia
→UBS 4 de Samambaia
→UBS 5 de Taguatinga
→UBS 8 de Taguatinga
→UBS 1 de Santa Maria
→UBS 1 de São Sebastião
→UBS 1 de Sobradinho II
→Centro de Práticas Integrativas de Planaltina