O extrato do contrato com a empresa vencedora da licitação já foi publicado no Diário Oficial do DF; obra está orçada em 3,5 milhões e foi proposta de governo da gestão do governador Ibaneis
Por Cláudio Ulhoa
Foi publicado na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o nome da empresa vencedora da licitação da obra que irá construir o primeiro Terminal Rodoviário de Sol Nascente/Pôr do Sol. A obra, que está orçada em 3,5 milhões, foi uma das promessas de campanha do governador Ibaneis Rocha (MDB), e deverá, segundo estimativas do governo, atender 20 mil pessoas.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade que ficará responsável pela coordenação da obra. Em entrevista à Agência Brasília, o titular da pasta, Valter Casimiro, disse que a obra deverá se iniciar nos próximos dias. Ele também ressaltou o contrato deverá gerar 300 postos de trabalho de forma direta.
“Assim que o governador Ibaneis Rocha criou a região administrativa do Sol Nascente e Pôr do Sol, determinou prioridade para a estação rodoviária no local. A secretaria elaborou o projeto e licitou a obra. Além disso, criamos várias linhas de ônibus e instalamos abrigos nas paradas para melhorar o transporte público para os moradores daquela região”, destaca Casimiro.
A previsão é que a obra seja concluída em 18 meses. Conforme o projeto, sua localização será em uma área de 24.250 m², localizada na Quadra 105, Conjunto M, AE 01, Trecho 02.
Cerca de 5.875 m² será de parte construída, sendo que a estação terá baias para embarque, dez pontos de estocagem, 14 vagas de estacionamento para veículos e 11 para motos, paraciclos com 24 vagas, três salas para apoio administrativo, além de lanchonete e banheiros com acessibilidade.
Atualmente, a região onde o terminal será construído é atendida por cinco linhas com 243 viagens em dias úteis, 154 aos sábados e 84 aos domingos. O governo afirma que assim que o terminal entrar em funcionamento, outras linhas serão criadas e haverá ampliação da oferta de transporte coletivo que atende o local, de forma que os usuários poderão ter acesso a destinos como Plano Piloto, SIA/Saan, Águas Claras, Pistão Sul e Samambaia.
*Cláudio Ulhoa – Jornalista membro da Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP