
Uma conversa sobre força, fé e saúde mental no enfrentamento do câncer marcou a gravação do episódio “De Rosa por Elas”, do Senacast, no Senac Sobradinho. A iniciativa faz parte do Projeto Integrador das turmas de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos e do curso Técnico em Administração, vinculado ao Ensino Médio Técnico.
Com o tema “Conscientização que transforma vidas”, o episódio contou com a participação da médica psiquiatra Lilliane Leal de Moraes Couto e das instrutoras Silvana Scorsin e Paula Sousa. A atividade aproximou o aprendizado dos estudantes de uma discussão sobre cuidado, acolhimento e os desafios emocionais vividos por quem passa pela doença.
“Queremos abrir espaço para conversas que aproximem a comunidade de temas importantes. Falar sobre o câncer e seus impactos emocionais é uma forma de promover informação, acolhimento e cuidado”, destacou a instrutora Silvana Scorsin.
Durante o encontro, a psiquiatra trouxe a perspectiva de quem também está passando pelo câncer, conectando sua experiência pessoal à atuação profissional na área da saúde mental. “Como psiquiatra e como alguém que está passando pelo câncer, tenho vivido o quanto essa experiência mobiliza sentimentos e incertezas. Poder falar sobre isso é uma oportunidade de lembrar que também precisamos olhar para nossas emoções e buscar apoio, sem a obrigação de demonstrar força o tempo todo”, ressaltou.
O episódio reuniu reflexões sobre o cuidado emocional e o papel da fé nessa trajetória. A proposta foi promover uma conversa sensível, com espaço para a escuta e a troca de experiências.
“O Senacast permite compartilhar experiências e ampliar o aprendizado para além da sala de aula. Neste episódio, buscamos trazer um olhar sensível para quem enfrenta o câncer, valorizando a escuta e o respeito à história de cada pessoa”, afirmou a instrutora Paula Sousa.
Senac Sobradinho
Informações: 61) 3771-9893
Quadra 4 Conjunto E, St. de Áreas Especiais Norte, 5










