
Evento realizado no Parque da Cidade neste sábado (8/8) teve mais de 600 inscritos e inúmeras demonstrações de amor
Reginaldo Rios e sua filha Laís, de 4 anos, chegaram ao Parque da Cidade antes das 8h neste sábado (8/8). Com camisetas iguais, eles levaram ao Sesc + Corridinhas – Etapa Dia dos Pais o exemplo de que o esporte pode fortalecer os laços afetivos familiares e a reflexão sobre a importância da paternidade ativa.
Laís, que tem Síndrome de Down, foi uma das mais de 600 inscritas na corrida, e percorreu com maestria o percurso de 100 metros indicados para sua idade. Mais uma vez, foi o orgulho do pai. “É muito gratificante ser pai. Não tem nada igual ao amor de pai pra filho. Acho que é o sentimento mais importante na vida de um ser humano”, disse Reginaldo Rios, que está com Laís em todos os momentos de sua vida.
Policial militar, ele tem apreço pelo esporte e avalia a iniciativa do Sesc + Corridinhas – Etapa Dia dos Pais como “mais que importante”. “Espero que tenham várias (corridas), e a gente estará juntos”, afirma o pai de Laís, que não economizou no sorriso na hora de posar para a foto com a filha.
A relação entre pais e filhos, entretanto, para milhares de pessoas, é bem diferente da construída por Reginaldo Rios e Laís. Segundo Portal da Transparência dos Registros Civis, nos últimos dez anos, quase 2 milhões de crianças recém-nascidas não foram reconhecidas pelo pai e levam apenas o nome da mãe na certidão de nascimento. A ausência do nome do pai na certidão de nascimento gera problemas tanto no âmbito do acesso a direitos sucessórios e benefícios previdenciários como na construção da identidade da criança.
Para além do registro de um nome, grande parte da população brasileira acredita que a presença do pai no dia a dia da criança tem importância-chave. Pesquisa inédita do Instituto Nexus mostra que 49% dos mais de 2 mil entrevistados considera “ser presente no dia a dia” como a principal característica de um bom pai, superando questões relativas a conforto material, por exemplo. “Oferecer segurança financeira” foi citado por apenas 3% dos entrevistados.
Entretanto, o mesmo estudo mostra que 50% dos entrevistados acredita que os pais estão menos presentes atualmente na criação dos filhos do que os das gerações anteriores.
Diante desse cenário, o Sesc + Corridinhas – Etapa Dia dos Pais se firma como uma resposta concreta a uma demanda social urgente. “A ação do Sesc estimula a corresponsabilidade afetiva e lembra que o cuidado é direito de todas as crianças”, afirma o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo.










