
Ministro da Saúde destaca importância da vacinação antes do inverno e reforça retomada da cobertura vacinal no Brasil
O Ministério da Saúde promove neste sábado (28) o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país. Em pronunciamento na noite de sexta-feira (27), o ministro Alexandre Padilha destacou que a campanha tem como prioridade imunizar crianças, idosos e gestantes, considerados grupos mais vulneráveis às complicações da doença.
Segundo o ministro, a estratégia leva em conta o período do ano e as variações climáticas. “Vamos vacinar antes de o inverno chegar, que é quando a gripe circula com mais força”, afirmou. Padilha ressaltou ainda que a vacina pode reduzir em até 60% o risco de internação, além de prevenir formas graves da doença.
Durante o pronunciamento, o ministro afirmou que o Brasil está retomando seu protagonismo mundial em vacinação e fez um apelo à população. “Vacinar é também um ato de amor à sua família”, disse. Ele também alertou para o risco da queda na cobertura vacinal, que chegou a ameaçar o retorno de doenças já erradicadas, como a poliomielite.
Padilha destacou que, nos últimos três anos, houve aumento no número de crianças vacinadas em todas as 16 vacinas do calendário infantil, revertendo a tendência de queda observada anteriormente.
Além da campanha contra a gripe, o ministro lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente imunizantes que costumavam ter alto custo na rede privada, como a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que protege gestantes e bebês contra bronquiolite e pneumonia, e a vacina ACWY, que previne a meningite.
O ministro também mencionou ações recentes do governo na área da saúde da mulher, como o maior mutirão de exames e cirurgias já realizado no SUS, que já atendeu mais de 230 mil mulheres. Segundo ele, as mulheres representam a maioria dos usuários e profissionais do sistema público de saúde.









