Codipir reabre inscrições para composição do colegiado no Distrito Federal

A medida tem como objetivo assegurar ampla publicidade, isonomia e transparência no processo de escolha dos representantes, conforme deliberação do Pleno do Codipir em reunião regularmente realizada | Foto: Divulgação/Sejus-DF

 

Resolução publicada no DODF amplia prazo de participação para assegurar transparência e isonomia no processo de escolha dos representantes


O Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), publicou nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Resolução nº 01, de 6 de fevereiro de 2026, que determina a reabertura do prazo de inscrições do edital vigente para a composição do colegiado. A decisão foi tomada após a identificação de vacância no processo seletivo.

A medida visa garantir ampla publicidade, isonomia e transparência, conforme deliberação do Pleno do Codipir em reunião regularmente realizada. Com a reabertura, os interessados poderão se inscrever entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, mantendo-se inalterados todos os critérios, requisitos e demais disposições previstas no edital original.

A iniciativa busca assegurar o pleno funcionamento do conselho e fortalecer a participação da sociedade civil na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de promoção da igualdade racial no Distrito Federal. A resolução entrou em vigor na data de sua publicação e está assinada pelo presidente do Codipir, Diego Moreno de Assis e Santos.

De caráter consultivo e deliberativo, o Codipir atua como espaço institucional de diálogo entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para o enfrentamento do racismo e para a promoção da equidade racial no âmbito do Distrito Federal.