Dispositivo eletrônico portátil contribui para otimizar atendimentos e garantir precisão de dados dos cidadãos nos sistemas de saúde
Mais de 1,6 mil tablets estão sendo utilizados por agentes comunitários de saúde (ACSs), equipes de Consultório na Rua (eCR) e profissionais que realizam ações fora das unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para agilizar atendimentos, qualificar registros e garantir a precisão das informações dos cidadãos nos sistemas oficiais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) é um passo estratégico para a transformação digital da Atenção Primária à Saúde (APS). Cada agente da SES-DF recebeu um tablet com capa protetora, caneta digitalizadora e pacote de dados móveis, que substitui o uso de fichas em papel. Com isso, o registro das ações é feito diretamente nos aplicativos oficiais do Ministério da Saúde, como o e-SUS Territórios, integrados com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e com Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CadSUS). Os servidores também podem acessar os sites da Secretaria de Saúde e do Portal InfoSaúde.
Experiência
Para a ACS há mais de 20 anos, Valdenira Rodrigues de Santana, os tablets oferecem maior celeridade e facilidade no atendimento ao cidadão. “Com as anotações em papel, tínhamos que registrar tudo na hora da visita e, às vezes, devido à quantidade de folhas, alguma podia ser perdida. Agora, o número de visitas aumentou”, contou. “Além disso, aqui no tablet, nós temos todas as ferramentas agregadas, o que facilita o acompanhamento”, ressalta.
A atuação dos agentes compreende uma variedade de ações que vão desde o levantamento de informações até o acompanhamento mais de perto das pessoas atendidas, desde recém-nascidos, gestantes, hipertensos, diabéticos, pessoas acamadas, entre outros. Dalva Maria da Silva, 79 anos, é exemplo de uma paciente que recebe frequentemente as visitas dos agentes e relatou ser grata pelo atendimento. “Sinto um alívio quando vêm as visitas. Já estava hoje pensando em que horas a Valdenira ia vir visitar”, conta.
Modernização
Os equipamentos foram obtidos por meio de contrato que inclui suporte técnico, conectividade móvel e seguro contra danos, furtos e roubos. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões por dois anos.
Segundo o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, o objetivo é auxiliar o trabalho dos servidores e oferecer mais agilidade. “Os tablets reduzem o retrabalho, minimizam os riscos de perda de informações, aumentam a agilidade no envio dos dados entre equipes e gestão. Na prática, isso se traduz em mais tempo para o cuidado direto ao cidadão e maior qualidade da informação para gestão em saúde”, reforçou.
De acordo com o diretor da Estratégia Saúde da Família da SES-DF, Ricardo Ramos, a digitalização vai acelerar o fluxo de informações e aproximar o atendimento do cidadão. “O principal impacto é a disponibilidade da informação em tempo real. Durante a visita, o agente vai ter a informação, por exemplo, se a vacina está em dia. O usuário não vai precisar mais ir até a Unidade Básica de Saúde para conferir”, explicou.
A escolha dos tablets foi resultado de uma análise técnica de usabilidade e custo-benefício. “Optamos pelo tablet após avaliação comparativa com outros dispositivos, como o smartphone. O equipamento oferece melhor visualização e precisão na digitação dos registros, reduz o risco de erro e garante a transmissão correta dos dados aos sistemas oficiais. Essa padronização é fundamental para assegurar a qualidade das informações e fortalecer o planejamento das ações em saúde”, explicou a gerente de Qualidade na Atenção Primária da SES-DF, Lídia de Oliveira.
Com mais de 20 anos de atuação, a ACS Juliana Ferreira Soares, 41 anos, celebrou a nova ferramenta. “Tudo já estava muito automatizado, já fazíamos tudo pelo sistema, mas precisávamos andar com uma pasta e muitos papéis. Agora, tudo fica registrado no sistema; é mais rápido e prático”, conclui.
Maior olimpíada científica do Brasil reúne milhões de estudantes e distribui milhares de medalhas em 2026As inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira...
Área na Bacia de Lüderitz integra estratégia de recomposição de reservas e reforça presença da estatal brasileira na ÁfricaA Petrobras anunciou a aquisição de...
Apesar do avanço das dívidas, inadimplência recua pelo terceiro mês seguido, aponta pesquisa da CNCO percentual de famílias brasileiras com algum tipo de dívida...
Programa federal oferece apoio financeiro mensal a atletas de diferentes categorias e contempla desde a base até o alto rendimentoAs inscrições para o ciclo...