Lula critica defesa de dono do Banco Master e diz que falta “vergonha na cara”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente se pronunciou pela primeira vez sobre o escândalo durante cerimônia do Minha Casa, Minha Vida em Alagoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23) que há pessoas que, por “falta de vergonha na cara”, defendem o dono do Banco Master, em referência ao escândalo envolvendo a instituição financeira. A declaração foi feita durante cerimônia em Maceió (AL), onde foram entregues 1.337 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e celebrada a marca de 2 milhões de contratações desde 2023, meta estabelecida pelo governo para o terceiro mandato do presidente.

Sem citar diretamente o nome do banqueiro Daniel Vorcaro, esta foi a primeira vez que Lula comentou publicamente o caso. O presidente criticou o impacto do rombo financeiro atribuído ao banco e destacou que os prejuízos serão arcados pelo sistema financeiro, por meio do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

“Não é possível que a gente continue vendo o pobre ser sacrificado, enquanto um cidadão, como esse do Banco Master, que deu um golpe de mais de R$ 40 bilhões. E quem vai pagar? São os bancos. É o Banco do Brasil, é a Caixa Econômica Federal, é o Itaú. Um cidadão que deu um desfalque de quase R$ 40 bilhões nesse país”, afirmou.

Na sequência, Lula reforçou as críticas aos que defendem o banqueiro. “Tem gente que defende porque também está cheio de gente que falta um pouco de vergonha na cara neste país”, disse.

Durante o discurso, o presidente também citou resultados do atual governo, como a queda da inflação — que, segundo ele, atingiu em outubro do ano passado o menor patamar em 27 anos — e a geração de empregos formais, com cerca de 5 milhões de postos com carteira assinada desde 2023.

Lula afirmou que 2026 será “o ano da comparação” entre as realizações de seu terceiro mandato e os governos dos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro. “Tivemos dois anos de reconstrução, porque encontramos esse país desmantelado. Esse ano vamos fazer o ano da comparação”, declarou.

“Vamos comparar cada coisa que fizemos nesses três anos com o governo Temer e o Bolsonaro, que juntos são quase oito anos de governo. Vamos comparar quem mais cuidou das estradas, da saúde, quem fez mais universidades, mais institutos federais, quem colocou mais estudantes nas universidades”, completou.

O presidente também alertou para os riscos da desinformação, especialmente nas redes sociais. “A gente sabe que a mentira voa e a verdade anda. Não podemos permitir que a mentira volte a governar”, afirmou. Lula pediu que a população evite compartilhar notícias falsas e defendeu o combate ao ódio. “Esse país precisa acabar com o ódio e a gente precisa voltar a ter mais fraternidade, amor.”

Ao abordar a violência contra as mulheres, Lula fez um apelo para que os homens se envolvam diretamente no enfrentamento do problema. Ele lembrou os altos índices de feminicídio no país. “Somos nós, homens, que temos que ter coragem e dignidade de assumir a defesa da luta contra a violência voltada para as mulheres”, disse.

Entrega de ambulâncias e unidades móveis

Durante a agenda em Alagoas, Lula também entregou sete ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Três veículos serão destinados a Arapiraca, dois a Maceió, um a União dos Palmares e um a Penedo.

O estado também recebeu 17 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), destinadas a ampliar o atendimento em saúde bucal. “Quando eu pensei em fazer o programa Brasil Sorridente, eu imaginava exatamente isso, que a gente tivesse um monte de ambulância móvel, que pudesse percorrer os lugares da cidade onde moram as pessoas mais necessitadas”, afirmou o presidente.

As unidades serão distribuídas entre os municípios de Arapiraca, Batalha, Campo Grande, Coqueiro Seco, Estrela de Alagoas, Maribondo, Monteirópolis, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela e União dos Palmares.