
O espaço, que já oferece diversas modalidades para alunos de 9 a 17 anos, terá opções também para os pais, como clube de corrida, musculação e beach tennis
O Centro Interescolar de Esportes (Cief), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Para que os filhos participem das aulas, muitos pais e responsáveis se deslocam e esperam até o fim das aulas para buscar as crianças. Pensando nesse público, o Governo do Distrito Federal (GDF) encontrou uma solução: oferecer aulas também para os responsáveis pelos estudantes, incentivando, ainda, uma qualidade de vida mais saudável por meio das atividades.
Poderá ser matriculado um responsável por estudante e, entre as opções oferecidas, estão clube de corrida, musculação e beach tênis. A matrícula deve ser feita presencialmente, com a documentação do estudante e do responsável legal, na secretaria escolar do CIEF, localizado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 907/908. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h30. A documentação necessária para inscrição e outras informações podem ser conferidas no site da SEEDF do espaço.
De acordo com o diretor do CIEF, Guilherme Rohlfs, a iniciativa gera mais segurança e tranquilidade para os responsáveis, que podem acompanhar as crianças mais de perto com o benefício de realizar um esporte. “Muitos pais vinham e ficavam ociosos nesse tempo de espera, então procuramos proporcionar uma atividade no mesmo horário dos filhos. O desenvolvimento de uma atividade física é bom para tudo, desde o corpo até a saúde mental. Tudo isso em um ambiente bacana e gratuito, no centro da cidade, com professores capacitados e com aptidão e especialidade na atividade que desenvolvem”, observou.
Modalidades para os estudantes
Duas mil vagas gratuitas são destinadas a crianças e adolescentes em 2026, distribuídas em dez diferentes modalidades esportivas: basquete, vôlei, jiu-jitsu, futsal, handebol, musculação, atletismo, beach tennis, skate e natação. As matrículas seguem durante o ano, com lista de espera quando há esgotamento de vagas. O início das aulas está previsto para 12 de fevereiro.
A unidade dispõe de 18 espaços voltados à prática esportiva, entre eles dois campos de grama, três ginásios, piscina, pista de atletismo, pista de skate, quadra de areia, quadras externas, salas de ginástica, de lutas, de musculação e um dojô.
As aulas ocorrem três vezes por semana — às segundas, quartas e sextas ou às terças, quintas e sextas, nos turnos matutino e vespertino, das 7h15 às 12h15 e das 13h30 às 18h30. Cada estudante pode se inscrever em até duas modalidades, além da musculação.
O diretor do CIEF afrima que a prioridade é dos estudantes da rede pública, seguidos pelos estudantes em geral, para promover uma democratização no acesso ao esporte e igualar o desempenho para as competições nos jogos escolares. “A ideia principal é dar uma oportunidade maior aos alunos da rede pública, que muitas vezes não têm as mesmas chances que os demais, e podem conseguir essa chance em um lugar vinculado à educação pública”, destacou Rohlfs.
Com informações da Agência Brasília









