
Programa passa a ter novo modelo de acesso, com prioridade para comerciários e critérios sociais
Em 2026, o Sesc DF consolida um novo momento do Sesc+Vividos, ampliando o compromisso com o envelhecimento ativo, participativo e socialmente comprometido. A partir desse novo ciclo, o Sesc+Vividos deixa de ser compreendido como um grupo e passa a ser reconhecido como um programa, que conserva o que é bom, mas que traz melhorias.
O programa continuará sendo totalmente gratuito e terá projetos, campanhas exclusivas, ações, eventos e oficinas sistemáticas, articuladas às áreas de turismo, cultura, esporte, lazer, educação e assistência social, mas agora com um sistema de acesso mais robusto e eficiente.
O antigo sistema de gerava filas, inscrições massivas e insatisfação entre os idosos. Agora, a participação passa a ocorrer por meio de renovação cadastral obrigatória e sistema de pontuação baseado em critérios técnicos e sociais, com prioridade para comerciários e seus dependentes, sem deixar de atender o público geral.
Para garantir mais equidade e melhor organização das vagas, esse novo modelo de acesso busca atender prioritariamente pessoas idosas comerciárias e seus dependentes, pois terão prioridade, tanto na renovação quanto nas novas inscrições, com reserva das primeiras vagas.
A distribuição das vagas será:
- 70% para renovação, garantindo a continuidade dos vínculos e do trabalho social;
- 30% para novas inscrições, ampliando o acesso a novos participantes.
A permanência e ingressão ao programa ocorrerá por meio de pontuação baseada em critérios técnicos e sociais, alinhados ao Estatuto da Pessoa Idosa, à Política Distrital do Idoso e às diretrizes do Trabalho Social com Pessoas Idosas.
Entre os critérios considerados estão:
- Renda familiar per capita e inscrição no CadÚnico;
- Idade;
- Condições de saúde, deficiência, mobilidade reduzida ou doenças crônicas;
- Composição familiar e isolamento social;
- Situações de vulnerabilidade social;
- Raça/etnia, como ação afirmativa de equidade;
- Engajamento no Sesc+Vividos (renovação);
- Ausência de participação prévia em grupos sociais (novas inscrições).
A soma dos pontos definirá a ordem de priorização das vagas remanescentes para o público geral, após o atendimento dos comerciários e dependentes.
Para fins de renovação ou inscrição no Sesc+Vividos, será necessária a apresentação de documentação comprobatória, como:
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda familiar, de caráter autodeclaratório e utilizado para fins de pontuação;
- Quando aplicável, atestado ou relatório médico contendo o CID, a indicação do grau de deficiência e a descrição das limitações funcionais, bem como a informação sobre a eventual necessidade de acompanhamento por cuidador para participação nas atividades do programa.
Outros documentos poderão ser solicitados pela assistente social da unidade no momento da demonstração de interesse, conforme a situação apresentada.
Como funciona a renovação?
O processo de renovação será realizado de forma organizada e transparente, respeitando as especificidades de cada unidade:
- Comerciários: renovação automatizada, com verificação nos sistemas do Sesc e confirmação de interesse por telefone ou WhatsApp;
- Não comerciários: preenchimento de formulário de atualização cadastral e entrega de documentação, com nova classificação por pontuação.
As listas de classificação serão divulgadas nos grupos oficiais de WhatsApp do programa. Após esse momento, os participantes classificados deverão comparecer à unidade para entrevista social, atualização documental e assinatura do Termo de Adesão 2026.
Para garantir acessibilidade, o Sesc DF oferecerá atendimento presencial a pessoas idosas com dificuldades tecnológicas. Mais informações podem ser obtidas com a assistente social da unidade.
Novas inscrições
As novas inscrições, que correspondem a 30% das vagas, seguirão fluxo semelhante ao da renovação, com prioridade para comerciários e seus dependentes.
O processo inclui:
- Demonstração de interesse online, via formulário, ou presencial, com apoio da assistente social da unidade, entre os dias 02 e 06 de fevereiro;
Para demonstrar interesse via formulário, clique aqui.
- Divulgação da lista de classificação;
- Agendamento de entrevistas sociais;
- Assinatura de documentos e orientações gerais. Aguarde o contato.
| Etapa | Data | Processo |
| Demonstração de Interesse | 02 a 06 de fevereiro
| Online, via formulário, ou presencial com o apoio da assistente social da unidade da preferência. Não é a entrevista social podendo contar com apoio operacional de outros profissionais. |
| Publicação da Lista | 13 de fevereiro | Divulgação da lista com a ordem de classificação dos interessados, baseada nos critérios de pontuação. (Site do Sesc, Mural Sala Sesc + Vividos, telefones cadastrados lista de transmissão) |
| Atendimento Final | 16 de fevereiro | Entrevistas Sociais e assinatura de documentos para os classificados, incluindo revisão documental, assinatura dos termos e orientações gerais. |
Outras novidades
Como parte desse reposicionamento, a carteirinha GMV será descontinuada. A partir de março de 2026, o Sesc DF deixará de oferecer descontos vinculados diretamente ao programa. Cada participante passará a acessar os serviços do Sesc de acordo com a categoria da sua carteirinha.
O Sesc+Vividos não deixará de ter acessos especiais aos serviços do Sesc, isso porque o programa contará com campanhas específicas de acesso exclusivo ao turismo e à cultura, ampliando e qualificando a participação das pessoas idosas em ações de convivência, educação social, lazer e muito mais.
Mais informações sobre renovação cadastral, inscrições e cronograma estão disponíveis com a assistente social da unidade do Sesc mais próxima.









