
Dados da ANP mostram queda mensal, mas crescimento expressivo na comparação com 2024, com o pré-sal respondendo por quase 80% da produção nacional
A produção de petróleo e gás natural no Brasil atingiu 4,921 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) em novembro de 2025, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (5) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As informações constam do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, apresentado no Rio de Janeiro.
Do total produzido, 3,773 milhões de barris por dia (bbl/d) corresponderam ao petróleo. O volume representa uma queda de 6,4% em relação a outubro, mas um aumento de 13,9% na comparação com novembro de 2024. Já a produção de gás natural foi de 182,57 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com recuo de 6,3% frente ao mês anterior e alta de 15,7% na comparação anual.
Pré-sal concentra quase 80% da produção
A área do pré-sal manteve papel central na produção nacional. Em novembro, o segmento respondeu por 3,913 milhões de boe/d, o equivalente a 79,6% do total produzido no país. Segundo a ANP, houve redução de 8,5% em relação a outubro, mas crescimento de 15,6% na comparação com o mesmo mês de 2024.
Desse total, 3,024 milhões de bbl/d foram de petróleo e 141,27 milhões de m³/d de gás natural, extraídos por meio de 178 poços localizados principalmente na Bacia de Santos.
Aproveitamento do gás natural
Ainda de acordo com a ANP, o aproveitamento do gás natural atingiu 96,9% em novembro. Para o mercado, foram disponibilizados 61,87 milhões de m³/d, enquanto a queima somou 5,71 milhões de m³/d.
“Houve aumento de 5,0% na queima em relação ao mês anterior e redução de 8,1% na comparação com novembro de 2024”, informou a agência reguladora.
Produção concentrada no mar e liderança da Petrobras
A maior parte da produção brasileira continuou concentrada em campos marítimos, responsáveis por 97,7% do petróleo e 85,7% do gás natural extraídos no período. Segundo a ANP, campos operados pela Petrobras, isoladamente ou em consórcios, responderam por 89,35% da produção total.
A produção nacional teve origem em 6.082 poços, sendo 539 marítimos e 5.543 terrestres.
Campos e unidades com maior produção
Em novembro de 2025, o campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, liderou a produção de petróleo, com 744,30 mil bbl/d. Já no gás natural, o destaque foi o campo de Mero, também na Bacia de Santos, com 40,80 milhões de m³/d.
Entre as instalações, o FPSO Almirante Tamandaré, no campo de Búzios, foi o que mais produziu petróleo, com 239.453 bbl/d. No gás natural, a maior produção veio do FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero, com 12,83 milhões de m³/d.
Mais informações sobre os dados podem ser consultadas no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, disponível no site da ANP.









