
Universidade do Distrito Federal fortalece ensino, pesquisa e extensão, amplia inclusão estudantil e firma parcerias nacionais e internacionais em seu quarto ano de funcionamento
A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) encerra 2025 com avanços significativos na ampliação do acesso à educação superior, no fortalecimento da pesquisa e na melhoria da infraestrutura de seus campi. Em seu quarto ano de funcionamento, a instituição registrou a criação de novos cursos de graduação, aumento no número de bolsas estudantis e uma série de benfeitorias estruturais, consolidando-se como referência no ensino público superior do Distrito Federal.
Entre os principais marcos do ano está a ampliação da oferta acadêmica, com a criação de três novos cursos — Nutrição, Psicologia e Ciências Econômicas —, elevando para 19 o total de graduações oferecidas pela UnDF, entre bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos. O crescimento também foi acompanhado pela expansão das políticas de assistência estudantil, com a concessão de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Iniciação à Docência (Pibid) e Extensão (Pibex), fortalecendo a permanência e o protagonismo dos estudantes.
No campo da pós-graduação, a universidade lançou seu primeiro curso lato sensu em Práticas Interdisciplinares e Metodologias Ativas no contexto da Educação Básica e iniciou o mestrado acadêmico em Ciências da Saúde, em parceria com a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). As ações de extensão também tiveram destaque, com formações gratuitas e abertas à comunidade do DF, desenvolvidas pelo corpo docente em diferentes áreas do conhecimento.
A infraestrutura universitária recebeu investimentos importantes ao longo do ano. Entre as melhorias estão a criação de um espaço de ensino especializado para os cursos de Dança, a entrega de novos notebooks, a ampliação do acervo da biblioteca, avanços em acessibilidade, a reforma do Laboratório de Informática do campus Samambaia — que passou a funcionar nos três turnos — e a inauguração do Laboratório de Simulação Realística no campus da Escs Asa Norte.
Em 2025, a UnDF também consolidou parcerias institucionais estratégicas para ações de ensino, pesquisa e extensão, firmadas com a Escola do Legislativo da Câmara Legislativa do DF (Elegis/CLDF), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, além da integração aos serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Para a reitora pro tempore, Simone Benck, os avanços refletem o compromisso da universidade com a inclusão e o desenvolvimento social. “Além de incentivar projetos que promovem a interação comunitária e a cultura, a UnDF tem atuado de forma proativa para o desenvolvimento da comunidade e para a promoção social do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), despontando no cenário nacional com iniciativas voltadas à inclusão, educação e sustentabilidade”, afirmou.
Criada em 26 de julho de 2021, a UnDF segue ampliando sua atuação com foco na formação crítica, ética e socialmente comprometida, contribuindo para o desenvolvimento do Distrito Federal e para a consolidação de um ensino superior público de qualidade.









