
Medida atinge itens da empresa Sainte Marie e vale para comercialização, importação, propaganda e uso do adoçante não autorizado pela agência
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e o uso de produtos à base de alulose, adoçante comercializado pela empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (22).
Segundo a Anvisa, a alulose não integra a lista de substâncias autorizadas para uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil. Por esse motivo, os produtos que contêm a substância não podem ser comercializados no país.
A agência reguladora esclarece que todo alimento ou ingrediente considerado novo — ou seja, sem histórico de consumo no Brasil — precisa passar por avaliação e aprovação prévia da Anvisa antes de ser liberado ao mercado.
Durante a análise técnica, o órgão verifica se o processo de fabricação do novo ingrediente não gera ou concentra substâncias potencialmente nocivas à saúde, nem ultrapassa os limites de segurança estabelecidos para a população.
Com a publicação da medida, ficam vedadas todas as etapas da cadeia de comercialização dos produtos à base de alulose da empresa citada, até que haja eventual regularização conforme as normas sanitárias brasileiras.









