
Em Foz do Iguaçu, presidente destaca importância da nova ligação viária para o comércio, a mobilidade e a paz entre as nações sul-americanas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, nesta sexta-feira (19), a Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná, na fronteira com o país vizinho. Durante a cerimônia, Lula ressaltou o simbolismo da obra ao afirmar que, enquanto alguns países erguem muros, Brasil e Paraguai optam por construir pontes. “Tem gente querendo fazer guerra para não permitir que o outro passe pro seu lado. Nós aqui, sul-americanos, paraguaios e brasileiros, queremos dizer ao mundo que nós somos da paz”, declarou.
Com 760 metros de extensão e um vão livre de 470 metros — o maior do continente —, a ponte estaiada liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. A estrutura conta com duas pistas simples de 3,6 metros de largura cada e é sustentada por duas torres de 190 metros de altura, equivalentes a edifícios de aproximadamente 54 andares.
Segundo Lula, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, inaugurará o trecho da obra no país vizinho no sábado (20). O chefe do Executivo brasileiro garantiu a presença de equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Receita Federal para a operação inicial da via. Ele explicou que a liberação gradual do tráfego se deve à necessidade de adequação da infraestrutura no lado paraguaio.
O presidente destacou ainda o impacto econômico da nova ligação. “Vão transitar bilhões de dólares de interesse da economia brasileira e de interesse da economia paraguaia”, afirmou, ao apontar o potencial de incremento do comércio bilateral.
A obra recebeu investimentos de R$ 1,9 bilhão dos dois países e integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Do total financiado pelo governo brasileiro, R$ 712 milhões foram aportados pela Itaipu Binacional, sendo R$ 372 milhões destinados à construção da ponte e R$ 340 milhões às obras da Perimetral Leste, concluídas até novembro de 2025. O modelo de execução foi tripartite, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como órgão proprietário, o governo do Paraná como executor e a Itaipu como financiadora.
Considerada prioridade estratégica desde 2012, a ponte teve sua construção iniciada em 2019 e concluída fisicamente em outubro de 2023, após a emissão da licença ambiental pelo Ibama em 2017. A entrega marca a segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre Brasil e Paraguai, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade, que atualmente concentra um fluxo diário de cerca de 100 mil pessoas e 45 mil veículos.
Além da ponte, a nova rodovia de acesso, com 14,7 quilômetros de extensão, reorganiza o tráfego de veículos pesados ao conectar a BR-277 diretamente à estrutura, desviando caminhões do centro urbano de Foz do Iguaçu e ampliando a segurança viária.
A entrada em operação ocorrerá de forma gradual. Nesta fase inicial, apenas caminhões sem carga poderão atravessar nos dois sentidos, em horários coordenados pela Receita Federal e pela PRF. Ônibus de turismo fretados deverão ser liberados em breve, enquanto a liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio.










