
Medida garante reforço no efetivo e recomposição salarial; atuação de Rafael Prudente foi decisiva para aprovação no Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (1º/12), o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 31/2025, que autoriza a nomeação de novos profissionais e concede reajuste salarial às forças de segurança do Distrito Federal. Com a medida, ficam liberadas as convocações de 700 policiais civis, 1.284 policiais militares e 89 bombeiros.
O texto também contempla uma ampla recomposição salarial: aumentos entre 19,60% e 28,40% para policiais e bombeiros militares e reajuste de até 27,27% para os integrantes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Os pagamentos serão feitos em duas parcelas, previstas para dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
A aprovação do PLN foi viabilizada pela articulação da bancada do Distrito Federal, especialmente do deputado Rafael Prudente, que teve papel central nas negociações com o governo federal, com representantes das corporações e com o Congresso Nacional. Segundo interlocutores, sua atuação garantiu não apenas a recomposição das carreiras, mas também o avanço na autorização para o reforço do efetivo policial — demanda histórica da área de segurança pública no DF.
Para Prudente, a sanção é “uma resposta concreta à necessidade de valorizar quem protege a população diariamente e de reforçar a segurança no DF”. O parlamentar destacou que o fortalecimento das forças de segurança reforça o compromisso com o bem-estar e a proteção dos cidadãos do Distrito Federal.
Com a medida, o governo federal atende a uma das principais pautas das corporações e cria condições para melhorar o atendimento à população em um cenário de crescente demanda por segurança pública.










