Pix bate recorde histórico com 297 milhões de transações em um único dia

 

Depósito da primeira parcela do 13º salário e movimentações da Black Friday impulsionam novo pico de uso do sistema financeiro.


O volume diário de transações realizadas via Pix atingiu um novo recorde na última sexta-feira (28). Dados divulgados pelo Banco Central mostram que foram efetuadas 297,4 milhões de operações em apenas 24 horas, movimentando um total de R$ 166,2 bilhões. O marco supera todos os anteriores tanto em número de transações quanto em valor financeiro movimentado.

O movimento intenso coincidiu com o depósito da primeira parcela do 13º salário para trabalhadores de todo o país, o que aumentou significativamente o fluxo de pagamentos, transferências e compras. A Black Friday, realizada no mesmo período, também contribuiu para o aumento expressivo do uso da plataforma de pagamentos instantâneos.

“O resultado é mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional”, destacou o Banco Central em nota oficial. Antes desse novo patamar, o recorde havia sido registrado em 5 de setembro, quando 290 milhões de transações foram realizadas em um único dia.

Criado para facilitar transações rápidas e gratuitas entre pessoas e empresas, o Pix segue se consolidando como uma das principais ferramentas de movimentação financeira do país, especialmente em períodos de grande circulação de recursos como fim de mês, pagamentos de benefícios e datas promocionais do comércio.