
O vice-governador Daniel Vilela participou neste sábado (29/11) da abertura de mais uma edição do Goiás Social, desta vez no município de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal (DF). O programa leva ampla estrutura de serviços gratuitos diretamente à população, com destaque para a entrega de escrituras de imóveis e outros benefícios voltados à inclusão social. A programação, que segue até este domingo (30/11), conta ainda com atendimentos nas áreas de saúde, assistência jurídica, educação, cursos profissionalizantes, entre outros.
“Nós fazemos política com ideal, com espírito público. O Goiás Social é o governo do estado presente lá na ponta, próximo das pessoas, que é onde devemos estar. Todos os nossos programas chegam à população por meio de 400 servidores do governo e também de parceria com a prefeitura de Águas Lindas, que disponibilizou 200 pessoas de sua equipe, para garantir celeridade e facilitar o acesso de quem precisa dos serviços”, afirmou Daniel.
Secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos destacou o trabalho do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado e de Daniel Vilela, que juntos têm rodado Goiás levando programas sociais, além de outros investimentos e oportunidades para todas as regiões do estado. “E aqui não é diferente. Hoje, nós temos entregas muito importantes. Estou vendo muitas mães com filhos e outras pessoas com necessidades que vieram aqui receber seus benefícios”, disse o secretário.
Durante a semana, Águas Lindas, quarta cidade mais populosa de Goiás, com mais de 240 mil habitantes, foi acometida por chuvas torrenciais que forçaram a gestão da cidade a decretar estado de calamidade em função dos estragos na infraestrutura. O prefeito Lucas Antonietti destacou o atendimento do Estado para a resolução dos danos. “O Goiás Social chega em uma hora muito boa, para acolher as famílias mais vulneráveis. Não vamos deixar ninguém debaixo de sol ou de chuva. Estamos e estaremos de mãos dadas. Mesmo em momentos críticos, não podemos perder a fé e a esperança”, declarou o prefeito.
Durante todo o evento, a população tem à disposição serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), da Defensoria Pública (acordo para regularizar guarda de filhos e divórcios, bem como reconhecimento de união estável e de paternidade/maternidade); além de emissão de RG; serviços do Vapt Vupt, e informações sobre negociação de débitos e segunda via de contas da Saneago.
Foram entregues nesta edição 1.945 cartões do programa Mães de Goiás, 146 do Dignidade, 121 do Goiás Por Elas, além de 403 cartões do Goiás + Inclusivo, que pela primeira vez beneficia a população de Águas Lindas.
Mãe de três crianças, Alessandra da Silva Marques, de 31 anos, é uma das 15 mil beneficiárias do Mães de Goiás em Águas Lindas. De acordo com a Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, a cidade é líder no quesito pessoas atendidas pelo programa. Natural do Piauí, ela encontrou no município e na política pública do governo estadual uma “oportunidade”. “É uma ajuda boa, até mesmo porque crio meus filhos sozinha. O que o governo faz aqui é muito bom”, definiu ela.
O aposentado Deusdete Fernandes de Oliveira, de 68 anos, não mediu distância para aproveitar o Goiás Social em sua cidade. Morador de uma região de chácaras, ele trafegou 18 quilômetros para atualizar sua carteira de identidade. “Fiquei sabendo pela internet desse mutirão e precisava fazer a troca. Esse tipo de serviço ajuda muito, principalmente para quem é aposentado. A identidade digital é, hoje, necessária. Mesmo morando longe do centro, é muito bom ter esse evento perto da gente”, salientou.
Goiás Social
Goiás Social é um programa do Governo de Goiás voltado ao combate da vulnerabilidade social e à promoção da inclusão de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. Coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, o projeto reúne em um só espaço diversos serviços gratuitos para a população.











