
Estudantes têm até sábado para preencher o questionário obrigatório; exame avaliará bacharelados e cursos superiores de tecnologia
A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 para cursos de bacharelado e superiores de tecnologia será aplicada neste domingo (23). A participação é obrigatória para todos os estudantes concluintes e condição indispensável para a conclusão da graduação.
Os inscritos, por meio das instituições de ensino superior, devem preencher obrigatoriamente o questionário do estudante até este sábado (22). Sem esse preenchimento, não é possível visualizar o local da prova no Sistema Enade.
Realizado anualmente pelo governo federal, o Enade avalia a qualidade dos cursos superiores a partir do desempenho dos estudantes. Nesta edição, participarão alunos das áreas de administração, ciências contábeis, economia, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais e demais cursos previstos no edital para o grau de bacharel. Entre os cursos superiores de tecnologia, estão design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.
Os locais de prova já podem ser consultados no Sistema Enade por meio do Portal Gov.br, utilizando CPF e senha cadastrada.
Aplicação da prova
O exame seguirá o horário de Brasília e terá duração de quatro horas:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término da prova: 17h30
A participação só será validada mediante preenchimento do questionário, assinatura da lista de presença e ausência de eliminação durante o exame.
Estrutura da prova
A avaliação será dividida em duas partes:
Formação geral: 15 questões de múltipla escolha baseadas em princípios dos direitos humanos;
Componente específico: 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva, avaliando clareza, coesão, coerência e argumentação.
Os gabaritos preliminares serão divulgados em 5 de dezembro no portal do Inep.
Resultados
O boletim de desempenho individual estará disponível a partir de 18 de setembro de 2026 no Sistema Enade.










