Sesc-DF reforça cuidado integral à saúde feminina

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

Especialista do Sesc-DF destaca importância do cuidado integral à saúde feminina em entrevista ao Supera Brasília

O programa Supera Brasília recebeu, ao vivo nesta quarta-feira (19), às 10h, a ginecologista do Sesc-DF, Gabriella de Oliveira, para uma conversa especial sobre saúde feminina e cuidado integral da mulher ao longo de todas as fases da vida. A entrevista, conduzida pelo jornalista Josiel Ferreira, abordou temas como bem-estar físico, emocional e social, incluindo saúde ginecológica, sexual e reprodutiva, além de climatério, menopausa e saúde mental.

Durante o bate-papo, Gabriella destacou o papel do Sesc-DF como instituição que oferece saúde acessível e humanizada para comerciários, dependentes, conveniados e toda a comunidade. Segundo ela, as ações incluem consultas especializadas, campanhas preventivas e atividades educativas que reforçam a importância do autocuidado e da prevenção.

“Nas unidades do Sesc-DF, a consulta ginecológica é realizada com foco na prevenção e na orientação. Sempre incentivamos o acompanhamento anual e a criação de um vínculo de confiança entre a paciente e a médica, abrangendo todas as fases da vida da mulher”, ressaltou a ginecologista.

A especialista explicou ainda que a primeira consulta ginecológica deve ocorrer logo após a primeira menstruação, preferencialmente com a presença de pais ou responsáveis, para acolher dúvidas, medos e tabus comuns na adolescência.

Gabriella também comentou as novas diretrizes do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de colo do útero, um dos mais incidentes entre mulheres no Brasil. “A partir dos 25 anos, a mulher deve realizar o exame preventivo. Se o teste de HPV der negativo, pode ser repetido a cada cinco anos. Se houver alguma alteração, o acompanhamento passa a ser anual”, afirmou.

Além das consultas, o Sesc-DF desenvolve ações educativas e de promoção de saúde, alertando para a importância da detecção precoce de doenças como câncer de mama e endometriose. A instituição também oferece suporte psicológico e encaminhamentos quando necessário.

“A ginecologista é a médica generalista da mulher. Muitas vezes percebemos sinais de tristeza, ansiedade, distúrbios do sono ou dúvidas que vão além da parte física. O Sesc-DF oferece uma rede de acolhimento e encaminha para outros especialistas, como psicólogos, psiquiatras ou cardiologistas, conforme a necessidade”, explicou.

Ao final, Gabriella reforçou o compromisso do Sesc-DF com um atendimento que valoriza o diálogo, a escuta e o cuidado integral. “Muitas mulheres têm medo da primeira consulta, acham que será um momento invasivo. Mas, na maioria das vezes, é uma conversa tranquila, esclarecedora e essencial para a construção da confiança e do cuidado contínuo”, concluiu.

Com informações do Tudo ok Notícias