
Jardim Botânico, Zoológico, metrô e ônibus funcionam gratuitamente na quinta e no domingo; serviços essenciais operam em esquema diferenciado
Para quem pretende aproveitar o feriado no Distrito Federal, diversas opções de lazer estarão disponíveis de forma gratuita. Pelo programa Lazer para Todos, o Jardim Botânico funcionará das 9h às 17h e o Zoológico de Brasília abrirá das 8h30 às 16h nesta quinta-feira. A entrada volta a ser cobrada normalmente na sexta e no sábado (22), mas será gratuita novamente no domingo (23).
O programa Vai de Graça também garantirá transporte gratuito em dias selecionados. Ônibus circularão sem cobrança de tarifa na quinta e no domingo, com reforço nas linhas que atendem shoppings, feiras e mercados, segundo a Semob. Na sexta e no sábado, o funcionamento será normal.
O metrô também terá tarifa zero na quinta e no domingo, com operação das 7h às 23h30 em todas as estações. Entre 23h30 e 2h30, apenas a Estação Central ficará aberta. Já na sexta e sábado, o metrô opera das 5h30 às 2h30, sendo que após esse horário o embarque é feito exclusivamente na Estação Central. A ampliação do horário busca atender ao público do evento gratuito promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) no Museu Nacional, que contará com atrações como Carlinhos Brown.
Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental funcionarão normalmente durante todo o feriado, enquanto o Eixão do Lazer estará aberto para pedestres e ciclistas na quinta e no domingo.
Serviços
As agências do BRB não funcionarão na quinta, mas retomam o atendimento na sexta. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) terá operação normal na sexta e esquema de plantão na quinta em unidades como a URE, o Aterro Sanitário de Brasília, núcleos regionais, usinas da Ceilândia e Asa Sul e áreas de transbordo.
A Caesb não terá atendimento presencial na quinta e na sexta, mantendo apenas as equipes de operação e manutenção. Serviços podem ser solicitados pela Central 115 ou via WhatsApp.
No trânsito, o Eixão ficará fechado para veículos na quinta, em função do Eixão do Lazer. O DER-DF não realizará operações de mobilidade em vias como a Estrutural, DF-001, BR-070 e Barragem do Paranoá neste dia; as ações retornam na sexta. A autarquia também não terá atendimento ao público na quinta e na sexta.
O Detran-DF manterá as unidades fechadas na quinta e sexta. As áreas de fiscalização, engenharia e educação permanecem em funcionamento, com serviços digitais disponíveis.
Secretarias e atendimentos ao público
Não haverá aulas na rede pública de ensino na quinta e sexta; as atividades retornam na segunda-feira (24). O mesmo vale para os Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs), que retomam as atividades no sábado com o projeto Lazer para Todos.
A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo, ligadas à Secretaria da Mulher, funcionarão normalmente. Já as agências do trabalhador da Sedet-DF estarão fechadas até domingo.
As unidades do programa Na Hora, da Sejus-DF, ficarão fechadas de quinta a domingo. Conselhos tutelares atenderão apenas demandas urgentes pelo telefone 125. O Centro Integrado 18 de Maio atenderá pelo número (61) 98314-0636. O programa Direito Delas funcionará em regime de plantão pelo telefone (61) 9832-0130.
Na área social, permanecerão abertos os centros Pop, a Central de Vagas, a UPS 24 horas e as unidades de acolhimento. Unidades como Cras, Creas e Cecon ficarão fechadas no feriado.
Restaurantes comunitários
Os restaurantes comunitários abrirão normalmente na quinta e sexta para café da manhã, almoço e jantar. Ficam de fora as unidades do Sol Nascente, Ceilândia, Planaltina e Estrutural, que seguem fechadas para manutenção.









