Enem 2025 começa neste domingo em todo o país

Provas serão aplicadas em 1.804 municípios brasileiros; Inep orienta candidatos sobre documentos, horários e itens permitidos para evitar imprevistos no dia do exame


As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 serão aplicadas neste domingo (9) em 1.804 municípios das 27 unidades da federação. As únicas exceções são Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde o exame foi adiado por causa da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Neste sábado (8), os candidatos se preparam com o tradicional checklist de “sobrevivência”, ajustam os relógios e revisam os itens obrigatórios e proibidos para evitar contratempos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça a importância de chegar ao local de prova antes das 13h, horário de fechamento dos portões.

Documentação obrigatória

Para entrar na sala, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto, físico ou digital. Serão aceitos o Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e-Título e a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) — desde que acessados pelos aplicativos oficiais do Gov.br. Prints de tela e fotos dos documentos não serão aceitos.

Documentos digitais devem estar baixados e acessíveis antes da prova, já que o uso de internet e equipamentos eletrônicos é proibido durante o exame.

O que levar

O candidato deve portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, não é obrigatório, mas é altamente recomendado, pois contém informações como o número de inscrição, local de prova e necessidade de atendimento especializado.

É permitido levar lanches e medicamentos, desde que vistoriados pelo chefe de sala.

O que guardar no envelope

Antes de entrar na sala, o participante deve guardar no envelope porta-objetos todos os itens pessoais, como celular, relógio, boné, óculos escuros, protetor auricular e materiais de papelaria. O envelope deve permanecer lacrado e sob a cadeira até o término da prova.

Proibições

São proibidos o porte e uso de aparelhos eletrônicos, bebidas alcoólicas, cigarros (inclusive eletrônicos), drogas ilícitas e consultas a livros ou anotações. O descumprimento dessas regras pode resultar em eliminação imediata.

Armas de fogo também são proibidas, exceto nos casos previstos por lei, mediante apresentação de porte autorizado.

Regras de conduta

Durante a aplicação, os candidatos não podem se comunicar com outras pessoas, nem se ausentar da sala sem acompanhamento de fiscal. A saída definitiva só é permitida após duas horas do início da prova, e o caderno de questões só pode ser levado nos últimos 30 minutos — a partir das 18h30.

Horários e estrutura da prova

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, seguindo o horário de Brasília. A aplicação começa às 13h30 e vai até as 19h.

Neste primeiro dia, os participantes resolverão questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além de redigir a redação dissertativo-argumentativa.

Para mais informações, o Inep disponibilizou uma página com respostas às dúvidas mais frequentes sobre o exame, incluindo orientações sobre o segundo dia de provas, agendado para o próximo domingo.