
Evento emocionou participantes ao oferecer um espaço de acolhimento, lembrança e fortalecimento entre famílias e profissionais de saúde envolvidos nos cuidados paliativos infantis.
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), em parceria com a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), realizou no dia 24 o Encontro da Saudade, evento dedicado às famílias que perderam filhos em decorrência do câncer infantojuvenil. A reunião, realizada na Casa de Apoio da Abrace, teve como objetivo promover a partilha de experiências e reflexões sobre o luto, em um ambiente de empatia e acolhimento.
Durante o encontro, mães e pais puderam expressar suas emoções e relembrar momentos vividos com os filhos. Thafiny Arantes, mãe de Anthony, relatou com emoção o processo de reconstrução após a perda. “Está tudo bem a gente sofrer. De repente, você não vê mais o seu filho. Apesar da dor, a gente se reinventa. O luto continua ali e se cria uma vida em volta dele”, compartilhou.
A diretora de Assistência Social e Hospitalar da Abrace, Lysia Alarcão, reforçou o compromisso da instituição em apoiar as famílias mesmo após o término do tratamento. “Não vou dizer que esse seja um momento gostoso, porque não é, mas é um momento de troca, de podermos nos abraçar e nos sentirmos acolhidos”, afirmou.
Durante a homenagem, as famílias escreveram mensagens para as crianças e prenderam-nas em balões de gás hélio, que foram soltos em direção ao céu, simbolizando a entrega das lembranças e do amor. Além disso, o psicólogo Marco Antonio Baião ministrou uma palestra sobre o processo de luto, destacando a relação entre dor e amor. “Talvez o luto agudo tenha um tempo de terminar, mas alguém esquece o amor?”, refletiu o especialista, incentivando os presentes a celebrarem a vida das crianças.
Para a médica paliativista Aline Andrade, o evento fortaleceu não apenas as famílias, mas também os profissionais de saúde. “Durante o tratamento, nós criamos vínculos e memórias com cada criança e seus familiares. Esse reencontro nos fortalece — em cada abraço, memória e mensagem. É um estímulo para continuarmos nossa jornada com sensibilidade e amor”, afirmou.
Cuidado além do fim
A equipe de cuidados paliativos do HCB atua desde 2012 junto à oncohematologia pediátrica, oferecendo atendimento interdisciplinar em ambulatório, internação e visitas domiciliares. O objetivo é garantir qualidade de vida e conforto aos pacientes com doenças crônicas e complexas, desde o início do tratamento.
De acordo com o coordenador do setor, o oncologista José Carlos Córdoba, os cuidados paliativos não se limitam ao fim da vida. “É importante que o paciente seja acompanhado desde o início da doença. Assim, conseguimos compreender melhor seus desejos, aliviar sintomas e apoiar a família de forma integral”, explicou. Atualmente, 77 crianças são acompanhadas pela equipe.
O HCB também atua em articulação com outras instituições e participa de eventos científicos, como o I Congresso de Cuidados Paliativos do Distrito Federal, promovido pela Academia Distrital de Cuidados Paliativos (ADCP), realizado em outubro.
Composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, a equipe de cuidados paliativos do Hospital da Criança de Brasília reafirma, em ações como o Encontro da Saudade, o compromisso de humanizar o cuidado, acolher a dor e valorizar a vida — mesmo diante da perda.









