
O programa beneficia mais de 5 mil famílias e será gradualmente substituído pelo Gás do Povo.
Os beneficiários cadastrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 8 recebem neste trimestre-feira (29) ou Auxílio Gás referente ao mês de outubro , não no valor de R$ 108 .
O programa, válido até o final de 2026 , contempla 5,01 milhões de famílias e segue o calendário do Bolsa Família , com pagamentos até 31 de outubro para aqueles com renda final de NIS 0. Criado para auxiliar na compra de uma garrafa de 13 quilos , o benefício é pago bimestralmente e corresponde a 100% do preço médio nacional do produto.
Podemos receber o Auxílio Gás mesmo sendo famílias não cadastradas no CadÚnico, desde que tenham pelo menos um membro beneficiário do Benefício Contínuo de Subsistência (BPC) . A instituição ou programa determina que a mulher responsável pela família tem prioridade , especialmente em casos de violência doméstica .
Além disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) destina R$ 542 milhões ao pagamento do benefício.
Em setembro, o governo lançou o programa Gás do Povo , que substituirá gradualmente o Auxílio Gás. No novo modelo, as famílias poderão retirar garrafas de água diretamente de revendedores credenciados , ampliando o alcance para cerca de 15 mil famílias em todo o país.










