
Ministro afirma estar otimista quanto ao progresso na Câmara e garante a manutenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil.
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad , afirmou neste trimestre (29) que se reunirá ainda hoje com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir as compensações fiscais necessárias para a data do Orçamento de 2025 e 2026 , além de possíveis avanços nas negociações com os Estados Unidos sobre a tarifa de call .
Segundo Haddad, a reunião acontecerá após a posse do novo ministro do Secretário-Geral da Presidência , Guilherme Boulos , marcada para as 16h , no Palácio do Planalto .
Em conversas com jornalistas, o ministro destacou o otimismo em relação ao diálogo com a Câmara dos Deputados , especialmente com o presidente da Comissão de Finanças e Tributação , Hugo Motta , sobre a votação de medidas que compensem a frustração fiscal resultante da medida provisória que trata do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) .
“Estou bastante impressionado com a evolução do diálogo com a Câmara. O clima está muito ruim para votar em algumas questões importantes até o momento ou para que elas sejam concretizadas conforme o planejado”, declarou Haddad.
O ministro também reafirmou o compromisso do governo com a liberação do Imposto de Renda para arrecadar R$ 5 mil , garantindo que não haverá retrocesso . “Não vou voltar atrás agora. A lei foi aprovada por um período determinado exclusivamente por exigências legais”, explicou.
Haddad enfatizou que a intenção do relator do projeto do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) , é evitar alterações de mérito no texto para que não precise retornar à Câmara , ou que possam atrasar sua aprovação.










