Hugo Motta diz que líderes brasileiros celebram reaproximação diplomática

Após reunião entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, o presidente da Câmara, Hugo Motta, e parlamentares da base governista destacaram a volta da diplomacia e o fortalecimento da soberania nacional

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou neste domingo (26) que o diálogo e a diplomacia voltaram a ocupar o centro das relações entre o Brasil e os Estados Unidos. A declaração foi feita nas redes sociais após a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano Donald Trump, realizada em Kuala Lumpur, na Malásia.

“Cumprimento os presidentes Lula e Trump pelo importante encontro de hoje. Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia voltam a ocupar o centro das relações entre Brasil e Estados Unidos. Quando líderes escolhem conversar, a História agradece”, escreveu Motta.

O deputado destacou ainda que a Câmara dos Deputados segue à disposição da diplomacia brasileira, comprometida em votar projetos relevantes e fortalecer o papel do país no cenário internacional.

A reunião entre os dois presidentes ocorreu durante a passagem de Lula pela Malásia, onde o chefe do Executivo brasileiro cumpre agenda oficial e participa de encontros com líderes políticos e empresariais.

Repercussão política

O encontro gerou repercussão imediata entre parlamentares do governo. O senador Jaques Wagner (PT-BA) destacou que o gesto reforça o respeito mútuo e a defesa da soberania nacional.

“Diálogo sempre! As negociações sobre o tarifaço têm avançado, e o tom da conversa foi de respeito e cooperação. O presidente Lula mostrou, mais uma vez, por que é um dos maiores estadistas do nosso tempo — sempre aberto ao diálogo, mas firme na defesa do povo brasileiro”, afirmou.

Já o senador Humberto Costa (PT-PE) classificou o encontro como “uma vitória do povo brasileiro”, destacando que o diálogo entre Lula e Trump busca um acordo comercial equilibrado.

“Contra todas as expectativas, a soberania e o interesse nacional prevalecem. O encontro foi cordial e produtivo. Uma vitória do Brasil e da nossa diplomacia”, declarou.

O governo brasileiro avalia que a retomada do diálogo direto com os Estados Unidos representa um avanço nas negociações sobre tarifas comerciais e um reforço no papel do país como mediador político e econômico internacional.