segunda-feira, 8 de junho de 2026 15:15
Home Notícias Manchetes Brasil registra 15 mortes por intoxicação por metanol após consumo de bebidas...

Brasil registra 15 mortes por intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

Ministério da Saúde confirma 58 casos e 50 ainda estão sob investigação; São Paulo concentra a maioria das ocorrências


O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (24), os dados sobre a intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas no país. Segundo o novo boletim, foram confirmados 58 casos e 50 ainda estão em investigação. Outras 635 notificações foram descartadas.

O número de mortes confirmadas subiu para 15, sendo nove em São Paulo, seis no Paraná e seis em Pernambuco. Além disso, nove óbitos seguem em investigação — quatro em Pernambuco, dois no Paraná, um em Minas Gerais, um em Mato Grosso do Sul e um em São Paulo. No total, 32 notificações de óbitos foram descartadas após análise laboratorial.

O estado de São Paulo lidera o número de ocorrências, com 44 casos confirmados e 14 em investigação. Em seguida, aparecem o Paraná, com seis casos confirmados, e Pernambuco, com cinco. Também há registros no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins, com um caso confirmado em cada estado.

As autoridades de saúde reforçam o alerta sobre o risco do consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida ou sem registro, que podem conter altos níveis de metanol, substância altamente tóxica e potencialmente letal mesmo em pequenas quantidades.