Jovem morre após beber gin adulterado em SP

Rafael Anjos Martins Foto: Reprodução

 

Jovem de 25 anos morre após quase dois meses em coma; polícia investiga rede criminosa de falsificação de bebidas no ABC paulista

 

 


Morreu nesta quinta-feira (23) Rafael Anjos Martins, de 25 anos, que estava em coma desde o dia 1º de setembro, após ser vítima de intoxicação por metanol. O jovem consumiu gin adulterado e contaminado com a substância tóxica, comprado em uma adega na zona sul da capital paulista. Com o falecimento, sobe para oito o número de mortes registradas em decorrência da falsificação de bebidas com metanol no estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as investigações apontam para um esquema de adulteração envolvendo uma distribuidora localizada em São Bernardo do Campo. O grupo produzia bebidas falsificadas de marcas conhecidas utilizando álcool combustível. O combustível, por sua vez, teria sido adquirido adulterado em uma rede de postos do ABC paulista, contendo metanol — substância altamente tóxica e imprópria para o consumo humano.

As autoridades apuram se o caso está ligado a uma rede de falsificadores com possível envolvimento do crime organizado. A Polícia Civil segue investigando denúncias semelhantes e monitorando estabelecimentos suspeitos. A maioria das ocorrências foi registrada em São Bernardo do Campo e na capital paulista, mas há relatos de casos e óbitos também em outras cidades da região metropolitana.

Em nota, o Hospital São Luiz Osasco, onde Rafael estava internado, lamentou o ocorrido:

“O Hospital São Luiz Osasco lamenta o falecimento do paciente Rafael Anjos Martins nesta quinta-feira (23) e se solidariza com os familiares e amigos pela perda.”