
UBSs realizam marcação de exames de mamografias, palestras sobre prevenção do câncer e inserção de DIU
A campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama segue a todo vapor em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal. Durante todo o mês, as equipes promovem ações voltadas para a saúde feminina.
As atividades incluem educação em saúde, com palestras sobre alimentação saudável, hipertensão arterial, diabetes mellitus e exames voltados para a saúde da mulher, como a marcação de exames citopatológicos (preventivo) e de mamografia para o público-alvo. Algumas unidades também estão com agendas abertas para inserção do dispositivo intrauterino (DIU).
É o caso da UBS 5 de Samambaia que está toda enfeitada com a cor rosa, em comemoração à campanha. A unidade está ofertando palestras com equipe multiprofissional com dicas de alimentação saudável e atividades físicas, além de informações de prevenção contra o câncer e outras doenças. Segundo a gestora da UBS 5, Gilmara Carvalho, a programação da UBS também inclui testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST). “São esperadas mais de 75 mulheres para realizar o exame preventivo nesta segunda-feira (20)”, afirma.
Gama
Outra unidade que está com a programação para o Outubro Rosa é a UBS 2 do Gama. Na última sexta-feira (17), a unidade preparou uma manhã especial de cuidado e prevenção dedicada à saúde da mulher. “Foram oferecidos coleta de exame citopatológico (preventivo), pedidos de mamografia, inserção de DIU, testagem de ISTs, autocuidado com maquiagem, além de orientações educativas e momentos de acolhimento com nossa equipe multiprofissional”, ressalta Luciana Bernardes, gerente da unidade.
A gestora ressalta que as ações irão continuar durante o mês. “É só a pessoa procurar a equipe de referência, aqui na UBS 2 Gama, para receber as orientações e fazer o agendamento”, informa.
Mamografia
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para agendar a mamografia. Após avaliação e indicação clínica, os pacientes são direcionados ao exame por meio do sistema de regulação da Secretaria de Saúde (SES-DF). A análise é fundamental para a detecção de casos de câncer de mama. Para saber qual sua unidade de referência, acesse aqui.
Neste ano, a SES-DF registrou um aumento de 21,8% na realização de mamografias, o que representa cerca de 13 mil exames realizados na rede.
Campanha para o cuidado feminino

Nesta semana, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realiza o 10º mutirão de reconstrução de mamas, que faz parte da campanha Outubro Rosa, com início nesta segunda-feira (20). O hospital realizará reconstruções mamárias (cirurgias plásticas reparadoras) em pacientes que foram submetidas à remoção completa da mama. Pelo décimo ano consecutivo acontece uma grande mobilização no HRT, referência em tratamento oncológico no DF.
Este ano, o mutirão será realizado no período de 20 a 25 de outubro de 2025 e contará com uma equipe multiprofissional além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que se comprometem a participar das cirurgias de reconstrução mamária, de forma voluntária, doando seu tempo e seu amor pela causa.
A cerimônia de abertura do 10° Mutirão de Reconstrução de Mamas será realizada nesta terça-feira (21), às 18h30, no auditório do HRT.