Famílias de Goiânia e Aparecida são contempladas com benefícios habitacionais

Fotos: André Saddi, Romullo Carvalho e Wesley Costa

 

As duas maiores cidades de Goiás receberam, nesta quinta-feira (16/10), um novo reforço nas políticas públicas voltadas à moradia e à proteção social. A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela entregaram cartões do Programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social e escrituras de regularização fundiária.

Mais de 3 mil famílias em situação de vulnerabilidade foram beneficiadas, em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Na capital, foram entregues 2.489 cartões do Aluguel Social e 620 escrituras de regularização fundiária, em parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab), Goiás Social e a prefeitura.

O benefício garante R$ 350 mensais por até 18 meses a famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), enquanto as escrituras representam o fim de uma espera de décadas pela segurança da casa própria.

Benefícios habitacionais

A primeira-dama destacou que os programas habitacionais integram o guarda-chuva do Goiás Social, rede que articula políticas de renda, habitação e assistência em todo o estado. “Só o Aluguel Social já alcança mais de 80 mil famílias. Somado a iniciativas como o Mães de Goiás e o Dignidade, estamos construindo uma nova história de inclusão e cidadania”, completou.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, reforçou o compromisso da gestão em garantir moradia segura e estável para as famílias goianas.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, lembrou que a união entre os poderes foi essencial para destravar processos que estavam parados há décadas.

Aluguel Social

Após o evento na capital, Gracinha e Daniel entregaram mais 400 novos cartões do Aluguel Social para famílias de Aparecida de Goiânia. Durante a cerimônia, o vice-governador Daniel Vilela ressaltou a expansão das políticas habitacionais em todo o estado e anunciou novos empreendimentos.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, destacou a importância da parceria entre o Estado e o município para ampliar o alcance das políticas sociais.

O Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social conta atualmente com 23.929 benefícios ativos em Goiás. Desde 2019, 78.310 famílias foram atendidas, conforme levantamento da Agehab. Na área de regularização fundiária, o governo estadual já entregou 11.262 escrituras em 59 municípios, devolvendo segurança jurídica e o direito pleno à moradia para milhares de famílias.