Arcebispo de Aparecida pede leis em favor dos pobres durante missa acompanhada por Alckmin

© Valter Campanato/Agência Brasil

Durante celebração do Dia da Padroeira, dom Orlando Brandes defendeu que políticos eleitos votem por medidas que reduzam a pobreza e as desigualdades sociais

Durante a homilia realizada na manhã de sábado (12), na Basílica de Aparecida (SP), o arcebispo dom Orlando Brandes fez um apelo aos políticos eleitos para que votem em leis que beneficiem os mais pobres. A celebração, que integrou as comemorações da Festa da Padroeira do Brasil, contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e foi marcada por aplausos após o discurso do religioso.

“Para muitos, os pobres são invisíveis, não se vê, não se tem sensibilidade. Para outros, são criticados, chamados de vagabundos. Outros não se importam com os pobres. Que a Mãe Aparecida nos ajude e que os que foram eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, favoráveis aos pobres”, afirmou Brandes, sendo aplaudido pelos fiéis que lotaram o santuário.

Em outro momento do sermão, o arcebispo pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida para que o país consiga reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.
“Vamos pedir duas esperanças para o povo brasileiro. Primeiro, a diminuição da pobreza. Quando diminui a pobreza, nós vamos experimentando o que é a paz, o que é a convivência e o que é vida. A segunda esperança é que diminuam as desigualdades sociais, que são muitas, mas é possível diminuí-las”, disse.

Encontro com o Papa

Na manhã deste domingo (13), a pauta da fome e da pobreza também esteve presente em uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Leão XIV, no Vaticano.
Após o encontro, Lula publicou em suas redes sociais que parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te e destacou a importância de unir fé e compromisso social.
“Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu o presidente.

Festa da Padroeira reúne quase meio milhão de fiéis

A tradicional Festa da Padroeira, realizada pelo Santuário Nacional de Aparecida entre os dias 3 e 12 de outubro, atraiu mais de 494 mil devotos à cidade do interior paulista neste ano.
Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (13) pelo santuário, o dia 12 foi o de maior movimento, com cerca de 152 mil fiéis presentes nas celebrações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com dom Orlando Brandes, aproximadamente 40 mil romeiros chegaram à cidade a pé ou em grupos organizados, cumprindo promessas, agradecendo graças ou fazendo pedidos à padroeira do Brasil.