Lula viaja à Itália para participar do Fórum Mundial da Alimentação

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente brasileiro reforça compromisso internacional no combate à fome, à pobreza e às desigualdades; evento na FAO marca também os 80 anos da organização

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca no final da tarde deste sábado (11), na Base Aérea de Brasília, com destino a Roma, na Itália. Ele participará da abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), na próxima segunda-feira (13). Em seguida, Lula estará presente na Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida por Brasil e Espanha.

A reunião reunirá ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil, em formato híbrido, para avaliar os avanços da iniciativa desde sua criação, em 2024. A Aliança foi proposta pela presidência brasileira do G20, com o objetivo de acelerar esforços globais para erradicar a fome e a pobreza, reduzindo desigualdades e fortalecendo políticas sustentáveis.

Entre os temas centrais está o progresso da Iniciativa de Implementação Acelerada (Fast Track), que apoia planos nacionais em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia. Até o momento, mais de 80 parceiros técnicos e financeiros demonstraram interesse em integrar o projeto.

Segundo o Itamaraty, a Aliança Global está prestes a alcançar 200 membros, incluindo países, universidades, agências internacionais e bancos de desenvolvimento — principais financiadores das ações. Há 13 novos pedidos de adesão, sendo sete de países africanos, dois da América Latina e Caribe, três do Sudeste Asiático e um do Oriente Médio.

Durante sua passagem por Roma, Lula também participará da inauguração do espaço físico da Aliança Global, que sediará os mecanismos de apoio da iniciativa. O retorno ao Brasil está previsto ainda para o dia 13.

O convite ao presidente brasileiro partiu do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em julho, quando Lula foi informado de que o Brasil havia deixado o Mapa da Fome. O Fórum Mundial da Alimentação, que vai até o dia 18 de outubro, celebra os 80 anos da FAO, criada em 1945, e é considerado um dos principais espaços internacionais de debate sobre segurança alimentar, agricultura sustentável e inovação.

Com base nos pilares Juventude, Ciência e Inovação e Investimentos, o Fórum adota os chamados “quatro melhores” (four betters) — melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida — como diretrizes de ação. A edição de 2025 também será marcada por homenagens e reconhecimento de boas práticas em políticas de alimentação e sustentabilidade global.