
Programa do GDF oferece documentos, orientações, serviços jurídicos e experiências de lazer adaptadas; próximas paradas serão Sobradinho e Brazlândia
A Carreta da Inclusão esteve em São Sebastião entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, oferecendo uma série de serviços voltados a pessoas com deficiência e seus familiares. Instalado no estacionamento do fórum, o espaço funcionou das 9h às 16h e levou cidadania à população com atendimentos que vão desde a emissão de documentos até orientações de saúde e lazer inclusivo.
Entre os serviços disponíveis estão a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), o Passe Livre Especial, atendimento jurídico gratuito, inscrição em programas sociais e acesso a tecnologias assistivas. Também foram realizadas atividades de lazer, como a Arena Gamer Inclusiva, com jogos adaptados.
A autônoma Jucilena Ferreira, 50 anos, foi uma das beneficiadas. “Vim tirar uma dúvida sobre saúde mental e descobri que tenho direito a vários benefícios. Vou voltar para casa com tudo encaminhado”, contou, após emitir documentos e agendar perícia para assistência federal.
O secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, destacou a ampliação dos serviços: “Nesta edição, já entregamos o Passe Livre Especial a quem tinha o pedido aprovado, evitando o deslocamento até a Estação da 112 Sul. Também trouxemos, pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral para atualização cadastral e a Polícia Civil para emissão de identidade”.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Sant’anna, ressaltou a importância do uso da tecnologia como ferramenta de inclusão. “Quando aproximamos a comunidade do governo, entendemos os desafios e conseguimos desenvolver soluções específicas para cada necessidade”, afirmou.
Desde sua criação, no ano passado, o programa já realizou mais de 11 mil atendimentos em cidades como Guará, Recanto das Emas, Samambaia, Gama, Santa Maria e Planaltina.
As próximas paradas da Carreta da Inclusão serão Sobradinho, entre 14 e 16 de outubro, e Brazlândia, de 4 a 6 de novembro.