
O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), autorizou, neste sábado (27), o início das obras de pavimentação da VC-351, no Gama, via que conecta a Ponte Alta Norte à Ponte Alta Sul. Com 5,35 quilômetros de extensão, a estrada ligará a DF-180 à DF-475 e receberá asfalto para melhorar a mobilidade, aumentar a segurança e ampliar a qualidade de vida de cerca de 20 mil moradores da região, marcada por chácaras, sítios, fazendas e condomínios.
A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha em evento na região. O investimento é de aproximadamente R$13,3 milhões e prevê, além do asfalto, serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras complementares, sinalização horizontal e vertical, além de paisagismo. A via contará com 2 metros de acostamento e faixas de rolamento de 3,50 metros, totalizando 11 metros de largura em uma extensão de 5,35 km.
Para o governador Ibaneis Rocha, a obra representa um grande ganho para a população da região, sendo uma ligação fundamental para desafogar o trânsito e beneficiar inúmeros produtores rurais, que terão mais facilidade no escoamento das mercadorias. “Essa obra será conduzida pelo DER, e integra um conjunto de intervenções já realizadas e que continuam sendo executadas, como a ligação da região ao polo empresarial do Gama”, destaca.
O governador ressaltou a emoção da população, que durante muitos anos se sentiu abandonada, e agora recebe o apoio do governo. “Estamos tratando de mais de 40 anos de atraso em entregas que estão sendo realizadas agora e devem ser concluídas ainda no ano que vem, já no governo da Celina”, afirmou. Ele reforçou que o objetivo é trabalhar para o bem de todos, pensando no crescimento da cidade e em projetos estruturantes que evitem atrasos futuros no DF.
Durante a execução dos serviços, o trecho receberá sinalização especial e redutores de velocidade para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores. O projeto também inclui medidas ambientais, como reaproveitamento de solo e implantação de reservatórios de água pluvial, reduzindo riscos de erosão e alagamento.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, trata-se de uma obra estratégica para o desenvolvimento regional. Além de melhorar o tráfego, vai valorizar áreas de chácaras, pesque-pagues e imóveis do entorno, além de impulsionar o turismo. “Temos empreendimentos já instalados aqui, como dois pesque-pagues, que serão diretamente beneficiados. Essa valorização é fundamental para o crescimento econômico da região”, destacou.
“Temos empreendimentos já instalados aqui, como dois pesque-pagues, que serão diretamente beneficiados. Essa valorização é fundamental para o crescimento econômico da região”
Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil
Com a nova rodovia, a expectativa é melhorar o escoamento da produção agrícola local e oferecer mais segurança a quem trafega diariamente pela região, como aponta o presidente do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior. Ele destaca que o trecho funciona como um elo estratégico entre duas rodovias relevantes, que entende diretamente a área produtiva da Ponte Alta Norte.
“Essa região tem recebido uma série de melhorias, com diversas ruas já pavimentadas e outras em fase de início de obras. A Ponte Alta Norte hoje já é praticamente uma cidade, com muitos moradores e produtores rurais que necessitam do apoio do governo. Por isso estamos aqui, garantindo obras que realmente beneficiam a comunidade”, afirmou.
A obra conta recursos do GDF, do Banco do Brasil e com emendas parlamentares dos deputados distritais Paula Belmonte e Eduardo Pedrosa. Além de melhorar o tráfego e a segurança viária, a obra vai gerar aproximadamente 100 empregos diretos, contribuindo também para a economia local.
Benefícios
A pavimentação é uma obra muito aguardada pela população e chega em um momento especial, às vésperas do aniversário da cidade, segundo a administradora do Gama, Joseane Feitosa. “Esse novo trecho vai beneficiar, além dos moradores, produtores rurais e linhas de ônibus escolares”, destaca. A administradora ressaltou ainda que a obra trará avanços importantes para a agricultura local, já que o Gama tem forte produção de hortaliças, frutas, como o mirtilo, e conta com polos de pesca e parques.
Quando se trata de acesso escolar, o presidente do Sindicato de Transporte Escolar de Brasília, Nazom Simões Vilar, destaca que a obra vai melhorar a mobilidade, facilitar o transporte e trazer mais conforto às crianças, que antes chegavam às escolas cobertas de poeira. “Agora, graças a Deus, teremos esse benefício feito pelo nosso governador, que vai atender toda a população”, afirmou.
A aposentada Maria das Neves Melo, 81, contou que a pavimentação é um sonho antigo dos moradores da região. Usuária frequente da estrada, ela relatou as dificuldades enfrentadas com a poeira.
“A gente limpa a casa em um dia e, no outro, já está tudo coberto novamente. Essa obra estava sendo esperada há muitos anos, não tenho palavras para dizer o quanto aguardamos por ela”, afirmou.
Para ela, a obra vai transformar a vida da comunidade. “Vai melhorar a mobilidade, a saúde e a qualidade de vida. Tem gente que sofre com problemas respiratórios por causa da poeira, e agora isso vai se aliviar. Essa obra vai fazer toda a diferença para nós”, destacou