Inep prorroga prazo para recursos da prova prática do Revalida 2025/1

© Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Candidatos têm até domingo (28) para contestar os resultados preliminares; resultado final será divulgado em 31 de outubro

 


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até este domingo, 28 de setembro, o prazo para que candidatos entrem com recursos contra os resultados preliminares da prova prática de habilidades clínicas do Revalida 2025/1. Anteriormente, o prazo se encerraria nesta sexta-feira (26).

Para enviar o recurso, os participantes devem acessar o Sistema Revalida, clicar na Página do Participante e seguir as instruções disponíveis. A mudança de prazo foi oficializada por meio de retificação publicada no Diário Oficial da União.

O resultado final da segunda etapa do Revalida 2025/1 será divulgado em 31 de outubro, após a análise dos recursos administrativos. As decisões de deferimento ou indeferimento serão divulgadas em parecer único, elaborado pelas bancas de especialistas, sem individualização das justificativas.

O Revalida é destinado a brasileiros e estrangeiros formados em medicina fora do Brasil que desejam exercer a profissão no país. O exame avalia se os candidatos possuem as habilidades, competências e conhecimentos necessários para atuar de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a qualidade do atendimento médico nacional.

Aplicado em duas edições por ano, o exame é dividido em duas etapas: uma teórica (provas objetiva e discursiva) e outra prática, que avalia as habilidades clínicas em cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade.