Mais de mil famílias recebem documento das casas a custo zero

Foto: Edgard Soares e Octacílio Queiroz

O Goiás Social e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) alcançaram a marca de 1.022 escrituras de imóveis entregues dentro do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, conhecido como Casas a Custo Zero. O número foi atingido após os atendimentos realizados em Mairipotaba, que beneficiaram 30 famílias, e Gouvelândia, com outras 43.

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que a política habitacional goiana é referência no Brasil e parte fundamental no combate à pobreza.

“Goiás é o único estado do país em que a casa é faixa zero, ou seja, sem custo algum para o beneficiário. Aquelas famílias que realmente precisam passam a ter acesso à casa própria sem pagar nada, nem mesmo a escritura”, afirma.

Documento de casas a custo zero

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressalta que a entrega das escrituras consolida o compromisso do Governo de Goiás com a política de moradia a custo zero.

“A escrituração de um imóvel é um processo complexo e caro, composto por muitas etapas e que envolve diferentes entes, como os cartórios. A Agehab toma todas as providências para que o documento chegue gratuitamente às mãos do beneficiário”, explica.

Baldy destaca que um estudo realizado nos cartórios estimou que cada família gastaria, em média, R$ 14.499,00 para escriturar seu imóvel — valor que inclui averbação da construção, lavratura da escritura, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD) e demais custas cartorárias.

“Considerando este valor multiplicado pelas 1.022 primeiras escrituras entregues, o Governo de Goiás garantiu uma economia total de R$ 14,8 milhões para as famílias”, contabiliza.

Entre as beneficiárias está a aposentada Divina dos Santos, de 74 anos, moradora de Gouvelândia. Ela se inscreveu no programa com ajuda do neto e, mesmo ficando inicialmente no cadastro reserva, não perdeu a esperança de conquistar a casa própria.

“Estou feliz demais com a minha casa, graças a Deus, e agora mais ainda, com a escritura na mão”, comemora.

 

Com informações da Agehab