Mutirão em Taguatinga atende mais de 150 mulheres para diagnóstico e tratamento de câncer ginecológico

Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Ação no HRT integra campanha Setembro em Flor e reforça importância do acompanhamento preventivo

 

 

Mais de 150 mulheres foram atendidas neste fim de semana no Ambulatório de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), durante um mutirão voltado ao diagnóstico e início do tratamento de câncer ginecológico.

A iniciativa fez parte da campanha Setembro em Flor, promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), com foco na conscientização sobre a prevenção e o acompanhamento ginecológico.

Atendimento intensivo

No sábado (6), foram realizadas 98 colposcopias, enquanto no domingo (7), feriado da Independência, outras 58 mulheres passaram pelo exame. A colposcopia é indicada para pacientes com alterações no preventivo e permite visualizar detalhadamente o colo do útero, identificando lesões não perceptíveis a olho nu.

“A gente consegue não apenas realizar um diagnóstico precoce, mas iniciar o tratamento e impedir que os tumores evoluam para um câncer invasor. Isso faz toda a diferença na vida dessas mulheres”, afirmou a cirurgiã oncológica do HRT e organizadora da ação, Rayane Cardoso.

Força-tarefa voluntária

Para viabilizar o mutirão, houve empréstimo de cinco colposcópios por instituições particulares e a participação de 45 profissionais voluntários. As pacientes foram convocadas por telefone. “Foram muitas mãos para que isso acontecesse com essa grande quantidade de pacientes”, destacou Cardoso.

Prevenção em foco

A campanha Setembro em Flor seguirá durante todo o mês, com ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. Um novo mutirão de colposcopia já está agendado para os dias 28 e 29 de setembro.

 

 

 

Arte: SES-DF