Lula faz pronunciamento de 7 de setembro

Presidente falará em rede nacional neste sábado; longa de Antônio Pitanga retrata insurreição de escravizados muçulmanos na Bahia em 1835

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará neste sábado (6) um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão em razão do Dia da Independência do Brasil. A fala, com duração de 5 minutos e 25 segundos, será transmitida às 20h30. Mais cedo, às 18h, Lula assistirá ao filme Malês, em sessão especial no Cine Alvorada.

Dirigido por Antônio Pitanga, o longa conta a história da Revolta dos Malês, uma das mais importantes insurreições organizadas por africanos e seus descendentes escravizados no Brasil, ocorrida em Salvador, em 1835. A estreia nacional está prevista para 2 de outubro, mas a capital federal recebe uma pré-estreia neste domingo (7), no Cine Nave, com sessão seguida de debate com a atriz Samira Carvalho.

A obra já percorreu festivais no Brasil e no exterior, como a Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro deste ano. Em entrevistas, Pitanga ressalta que o filme busca dar visibilidade a uma história pouco abordada no ensino formal. “O meu sonho era trazer à baila essa história que a escola não conta e humanizá-la de tal maneira para interagir com o século 21. Agora, quero que chegue às escolas, universidades, quilombos e favelas”, disse.

Os malês, muçulmanos negros alfabetizados em árabe, organizaram a rebelião para 25 de janeiro, data que marcava o fim do Ramadã. O confronto durou mais de três horas e terminou com mais de 70 africanos mortos e centenas de pessoas punidas com morte, prisão, açoites ou deportação. O episódio é relatado na obra Rebelião Escrava no Brasil, do historiador João José dos Reis, referência central para a produção do filme.

Pitanga destaca que Malês foge do retrato tradicional do escravizado apenas como vítima, valorizando a individualidade dos personagens e suas reflexões. “São cabeças pensantes”, afirma. O elenco inclui os filhos do diretor, Rocco Pitanga e Camila Pitanga, que dividem cena com outros nomes do cinema nacional.