Advogado defende inocência de Paulo Sérgio em julgamento no STF sobre trama golpista

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Ex-ministro da Defesa é acusado junto a Jair Bolsonaro e outros sete aliados; defesa alega que ele tentou dissuadir o ex-presidente de qualquer medida golpista.

 

Durante o segundo dia de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado, o advogado do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, Andrew Fernandes, afirmou que seu cliente é inocente e que, na verdade, aconselhou o ex-presidente Jair Bolsonaro a aceitar o resultado das eleições de 2022.

Segundo a defesa, delações e testemunhos confirmam que Paulo Sérgio se posicionou contra qualquer medida de exceção e que integrantes da própria organização tentavam retirá-lo do cargo, o que reforçaria a tese de que não integrava o grupo.

“Está mais do que provado que o general Paulo Sérgio é manifestamente inocente”, declarou Fernandes.

O julgamento, iniciado nesta semana, analisa denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros sete ex-integrantes do governo. Eles respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

As sessões da Primeira Turma do STF prosseguem até o dia 12 de setembro, quando deverá ser proferida a sentença.