
Atividade gratuita oferece 40 vagas presenciais e aulas teóricas abertas pelo YouTube
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) está com inscrições abertas, até 14 de setembro, para a 16ª edição do Curso de Verão em Oncologia, voltado a estudantes de graduação das áreas de ciências biológicas e da saúde. O curso será realizado entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026, no Rio de Janeiro.
Serão selecionados 40 alunos de todo o Brasil para participar das atividades presenciais no Centro de Pesquisa do Inca. As aulas teóricas também serão transmitidas pelo canal do instituto no YouTube, sem limite de participantes. No entanto, apenas os alunos selecionados para as vagas presenciais receberão certificado.
De acordo com o Inca, o curso vai abordar aspectos epidemiológicos, clínicos e genéticos do câncer, além de apresentar linhas de pesquisa desenvolvidas pela instituição. A programação inclui palestras, minicursos e atividades práticas, ministradas por pesquisadores e discentes avançados.
A pesquisadora Sheila Coelho, coordenadora da comissão organizadora, destacou o objetivo de aproximar jovens talentos do campo da pesquisa em oncologia.
“Nesse curso, a ideia é trazer informações sobre as pesquisas atuais em câncer, buscando compartilhar o conhecimento da instituição e atrair jovens talentos”, explicou.
Entre as novidades desta edição estão minicursos sobre câncer hereditário, leucemias, resistência a fármacos e pesquisas em sobrevivência ao câncer. Já Matias Melendez, integrante da comissão, reforça que o evento é uma oportunidade para alunos de universidades públicas e privadas conhecerem de perto o trabalho desenvolvido no Inca.
As atividades acontecerão em horário integral: nos dois primeiros dias e no último, serão dedicadas exclusivamente a palestras; já nos demais, as manhãs terão palestras e as tardes, atividades teórico-práticas.