Brasil bate recorde histórico na produção de petróleo e gás natural

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Marca de 5,16 milhões de barris por dia consolida país como 8º maior produtor mundial

 

O Brasil superou, em julho, pela primeira vez na história, a marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás natural produzidos por dia. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a produção alcançou 5,160 milhões de barris diários, consolidando o país entre os maiores produtores de energia do mundo.

O desempenho foi impulsionado pela produção do pré-sal, responsável por 79,1% do total, com 4,077 milhões de barris diários. O campo de Tupi, na Bacia de Santos, destacou-se como o mais produtivo, enquanto a plataforma FPSO Guanabara, em Mero, foi a que mais contribuiu para o recorde, com 184,3 mil barris de petróleo por dia.

Em comparação com julho de 2024, a produção de petróleo cresceu 22,5% e a de gás natural 26,1%. O relatório também aponta que 97,7% do petróleo e 86,1% do gás têm origem em campos marítimos.

A Petrobras, sozinha ou em consórcio, é responsável por quase 90% da produção nacional. O Rio de Janeiro se mantém como principal polo, com 88% do petróleo e 77% do gás extraídos em seu território.

Com esse resultado, o Brasil reforça sua posição como 8º maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas de gigantes como Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita.