
De acordo com estimativa divulgada pelo IBGE, o aumento populacional de Goiás entre 2024 e 2025 foi expressivo, com destaque para Goiânia e Aparecida de Goiânia. Foi o que mostrou reportagem exibida pela TV Brasil Central. A população do estado registrou o quarto maior crescimento percentual do país no período, com taxa de 1%.
Segundo o IBGE, Goiânia tem em 2025 aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. Ocupa a 11ª posição entre as capitais mais populosas do Brasil e foi a oitava que mais cresceu, com índice de 0,58%. Já Aparecida de Goiânia apresentou crescimento populacional de 0,92% e hoje é a 20ª cidade mais populosa do Brasil, no ranking daquelas que não são capitais.
Para o gerente de Estudos do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), João Kleber Estácio, o crescimento populacional de Goiás se deve basicamente a três eixos: econômico, social e demográfico. No eixo econômico, ele destacou os fluxos migratórios em busca de oportunidades no mercado de trabalho. No segundo eixo, apontou as políticas sociais, como os indicadores atrativos na segurança pública e a ampla rede de proteção social. “No demográfico, a gente se destaca porque o perfil populacional atualmente de Goiás é de uma população jovem”, afirmou.