Goiás e Japão avançam em acordo para extração e processamento de terras raras

 

Mais um passo foi dado pelo governo de Goiás visando a consolidação de um acordo comercial com o Japão para exploração de terras raras em Goiás. Para tanto, o governador Ronaldo Caiado recebeu na tarde de quinta-feira (27) uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil para acelerar as tratativas e acertar detalhes da parceria. A comitiva japonesa foi capitaneada pelo embaixador Teiji Hayashi, como mostrou reportagem veiculada pela TV Brasil Central.

“Chegamos a um entendimento para avançar na cooperação entre Goiás e o governo japonês, não apenas na exploração, mas também no processamento das terras raras”, afirmou Caiado. Já o embaixador japonês enfatizou que a visita teve o objetivo também de ampliar os laços econômicos. As negociações foram iniciadas em julho deste ano, durante viagem de Ronaldo Caiado ao Japão, ocasião em que esteve reunido com diversas autoridades japonesas.

Extrair e beneficiar

As reservas goianas de terras raras representam cerca de 25% da disponibilidade mundial deste tipo de minério, que é insumo imprescindível para o desenvolvimento tecnológico. São 17 elementos químicos metálicos utilizados em turbinas eólicas, veículos elétricos, baterias, equipamentos militares e outros. “Goiás não quer ser apenas exportador de matéria-prima. Precisamos da sensibilidade para que as etapas seguintes sejam implantadas aqui”, asseverou Caiado.

O embaixador Teiji Hayashi enfatizou que todos os entendimentos serão ajustados para que a parceria seja proveitosa para Goiás e Japão. “Estamos trabalhando juntos com o governo de Goiás para realizar estes investimentos fundamentais”, ponderou. O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna Braga, explicou que Goiás já possui marco regulatório, com a publicação da Lei 23.597 na quarta-feira (27), que institui a Autoridade Estadual de Minerais Críticos, incluindo a criação de um fundo com o objetivo de atrair novos investimentos em pesquisa e processamento, com geração de empregos e renda para os goianos.