
Encenação entre mouros e cristãos será realizada no Estádio Dr. Hélio de Loyola, com entrada gratuita, integrando o Circuito das Cavalhadas 2025.
A cidade de Goiás será palco de mais uma edição do Circuito das Cavalhadas neste fim de semana (29 e 30 de agosto), mantendo viva uma tradição de 205 anos. A encenação da batalha entre mouros e cristãos acontece no Estádio Municipal Dr. Hélio de Loyola, a partir das 18h, com entrada gratuita.
Realizadas pela primeira vez em 1820, durante as festividades do Divino Espírito Santo, as Cavalhadas da antiga capital goiana foram promovidas de forma contínua por cem anos, até uma pausa no fim da década de 1920. Houve breves retomadas nos anos 1940 e 1980-1990, até o retorno definitivo em 2022, com a ampliação do Circuito das Cavalhadas, promovido pelo Governo de Goiás.
Hoje, o evento reúne 15 municípios e fortalece o turismo na região. Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial, a cidade de Goiás preserva arquitetura singular, tradições seculares e rica natureza.
“Retomar as Cavalhadas na cidade de Goiás e caminhar lado a lado com o povo vilaboense na realização desse festejo histórico é reafirmar que o Governo de Goiás tem como missão fortalecer nossas raízes e valorizar nossas tradições”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
As Cavalhadas no município marcam a reta final do Circuito 2025: a cidade é a 12ª a realizar a festa neste ano. As próximas edições estão programadas para:
-
Pilar de Goiás (6 e 7 de setembro)
-
Corumbá de Goiás (5 a 7 de setembro)
-
Silvânia (20 e 21 de setembro)
Para viabilizar o evento, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) destinou R$ 4 milhões em 2025, garantindo infraestrutura como arquibancadas, tendas, banheiros e demais estruturas para acolher o público com conforto e segurança.