
O vice-governador Daniel Vilela assinou nesta terça-feira (26/08), em Goiânia, os contratos para a pavimentação das rodovias GO-178 e GO-180, no Sudoeste goiano. O investimento de R$ 268 milhões, viabilizado pelo Fundeinfra, terá início em setembro e deve impulsionar a região como nova fronteira agrícola do Estado.
Segundo Daniel Vilela, as obras podem abrir entre 300 mil e 400 mil hectares de grãos, garantindo logística eficiente e retorno em renda e desenvolvimento. O modelo adotado, em parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), promete transparência e agilidade: “Em apenas 63 dias estamos contratando obras que levariam três anos no modelo tradicional”, disse.
As rodovias integram um pacote de R$ 546 milhões para 170 km de pavimentação e duas pontes no Sudeste goiano. O secretário de Infraestrutura, Adib Elias, destacou o impacto regional, enquanto o presidente da Goinfra, Pedro Sales, ressaltou a atuação direta de Vilela no acompanhamento das obras.
Para o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, o modelo representa avanço jurídico inédito no Brasil, ao superar o esgotamento do sistema tradicional de licitações. Já o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, afirmou que o projeto reforça a vocação de Goiás para se tornar o segundo maior produtor de grãos do país.