
Iniciativa garante R$ 350 mensais para pagamento de aluguel a famílias em vulnerabilidade em 145 municípios
O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), segue expandindo o programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social. Criado em 2021, o benefício de R$ 350 mensais já chegou a 76 mil famílias em situação de vulnerabilidade, contemplando 145 municípios goianos.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que a ação se tornou uma política de Estado por garantir dignidade e segurança habitacional a quem mais precisa. O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressalta que o programa tem papel essencial na inclusão social, beneficiando mães chefes de família, idosos, vítimas de violência e pessoas com deficiência.
Em 2024, o Aluguel Social foi ampliado para atender novos perfis, como mulheres vítimas de violência doméstica e responsáveis por crianças em situação de risco, com edital aberto de forma contínua para os 246 municípios do estado. Histórias como as de Rosenilda Barbosa, mãe solo de Nova Glória, e de Maria Aparecida Jonas, babá de Nova Iguaçu de Goiás, ilustram o impacto positivo da iniciativa, que ajuda não apenas a manter um lar, mas também a aliviar despesas e melhorar a qualidade de vida.