Caiado e Vilela selam domínio político no Entorno

Em sete anos, governador e vice de Goiás consolidaram controle da região com quase 1 milhão de eleitores, antes último reduto tucano

Nos últimos sete anos, o governador Ronaldo Caiado (UB) e o vice Daniel Vilela (MDB) conseguiram derrubar a hegemonia política do ex-governador e líder tucano Marconi Perillo no Entorno do Distrito Federal — área estratégica com quase 1 milhão de eleitores, equivalente a 22% do eleitorado goiano.

A virada começou em 2019, quando Caiado decidiu reconstruir o Hospital de Alta Complexidade Hugo 9, em Águas Lindas de Goiás, abandonado por 15 anos e símbolo do descaso das gestões anteriores. Médico por formação, o governador assumiu pessoalmente a obra, que hoje é referência na rede pública de saúde da região mais carente do estado.

Aliando obras estruturantes, programas sociais e vitórias eleitorais expressivas — como os 70% de votos obtidos em cidades-chave como Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia e Novo Gama nas eleições de 2022 —, Caiado e Vilela consolidaram seu domínio político sobre a Ride/DF.

Daniel Vilela, presidente regional do MDB, fortaleceu sua liderança ao articular alianças amplas, incluindo antigos adversários, e ao liderar entregas de infraestrutura, educação e programas como o Goiás Social. Em 2020, a base governista elegeu mais de 200 prefeitos no estado, reforçando a capilaridade política.

O investimento em obras viárias, transporte público, segurança e expansão de escolas técnicas transformou o Entorno em um polo de desenvolvimento integrado ao Distrito Federal e Goiânia.

Com a provável saída de Caiado em 2026 para disputar a Presidência ou o Senado, Vilela desponta como sucessor natural, prometendo manter o foco no fortalecimento do Entorno e consolidar o legado que sepultou a era Perillo.