
Iniciativa do CECSA-DF, por meio do IDRAS, leva experiências do Cerrado ao fórum internacional promovido pela REDELUS em Manaus
O Distrito Federal marcou presença no VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado nesta semana em Manaus, capital amazonense. O evento, que teve abertura com a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reuniu especialistas e projetos de nove países lusófonos, com o tema central: “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”.
A presença brasiliense no congresso reforça o compromisso da capital com a sustentabilidade e o avanço das políticas ambientais em âmbito nacional e internacional.
CECSA-DF: O Cerrado em destaque
Representando o Distrito Federal, o Instituto de Responsabilidade Ambiental e Social (IDRAS) participou do congresso por meio de sua atuação no Centro de Cooperação e Educação Socioambiental do DF (CECSA-DF), uma das unidades da rede nacional articulada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
O CECSA-DF, gerido pelo IDRAS, integra uma rede composta por sete centros regionais distribuídos pelo Brasil. O objetivo é articular e promover iniciativas de educação ambiental nos territórios onde atuam. Durante o congresso, os representantes do CECSA-DF puderam compartilhar experiências com outros importantes núcleos, como as Salas Verdes, e com delegações internacionais, fortalecendo os laços entre os países de língua portuguesa.
A participação da equipe brasiliense também representa uma oportunidade para apresentar o Cerrado — bioma de importância global — como elemento central nas ações locais de educação e conservação ambiental.
Amazônia como sala de aula
A programação do congresso ofereceu uma verdadeira imersão na realidade amazônica, com visitas a instituições estratégicas como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), onde os participantes puderam conhecer de perto o trabalho em prol da pesquisa e conservação da biodiversidade regional.
Além disso, ocorreram debates temáticos e visitas a órgãos que atuam diretamente na preservação da Amazônia, além de trilhas guiadas na floresta. Um dos destaques foi a apresentação do CECSA-DF em uma mesa de debate dedicada, na qual foram compartilhadas as experiências e os impactos das ações desenvolvidas no Distrito Federal.
A atuação do IDRAS nesse espaço internacional evidencia o papel da capital do país como polo de inovação, articulação e engajamento socioambiental, contribuindo para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental e promovendo o intercâmbio entre experiências locais e estratégias globais de sustentabilidade.